Laboratórios de sementes Apasem analisam mais 18 mil amostras no último ano
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A cada ano que passa, os Laboratórios de Análise de Sementes (LAS) da Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas (Apasem) avançam em suas atividades e aumentam o número de análises realizadas. Referência no setor sementeiro, as unidades localizadas em Toledo e Ponta Grossa receberam 18.075 amostras em 2024, contra 13.598 registradas em 2023. Esse aumento expressivo deve continuar na mesma tendência em 2025.
O resultado não é por acaso. A gestão dessas estruturas é realizada com responsabilidade e profissionalismo pela Apasem. “Se alcançamos essa credibilidade é porque temos um portfólio que o cliente reconhece, entendendo o valor entregue à semente quando solicita os serviços de nossos LAS”, explica o diretor executivo da Apasem, Jhony Moller.
Conforme ele explica, a Apasem conta com uma ampla e diversificada carteira de clientes, que inclui desde produtores de grãos que enviam suas amostras para confirmar a qualidade da semente comprada até grandes empresas que utilizam os laboratórios para testes e validação de produtos para o tratamento de sementes. “Além desses, quem mais utiliza dos serviços dos LAS Apasem, são os produtores de sementes associados e não associados que enviam suas amostras para análise e emissão dos boletins de análise. Esses clientes estão em vários estados brasileiros e países vizinhos, evidenciando a confiança do setor em nossos laboratórios e profissionais”, ressalta o executivo.
Escopo
Os laboratórios possuem um escopo extenso, que inclui grandes culturas, forrageiras e olerícolas. Atualmente, são analisadas 180 espécies. Caso haja demanda do mercado, as estruturas estão aptas a expandir esse número.
Os LAS Apasem também são credenciados pelo Ministério da Agricultura e seguem as regras de análise de sementes, metodologias e legislações vigentes.
Infraestrutura
A manutenção periódica garante que as estruturas se mantenham atualizadas no mercado. No último período, houve a contratação de dois novos profissionais. Atualmente, os laboratórios são geridos por duas coordenadoras (ambas responsáveis técnicas dos LAS), seis analistas, quatro auxiliares de analista e um auxiliar administrativo. Todos os profissionais passam por treinamentos frequentes para oferecer o que há de melhor em análise de sementes no mercado.
ISO
Atendendo uma das exigências da ISO 17.025, os laboratórios realizam pesquisa de satisfação anual, com o objetivo de garantir a melhoria contínua dos processos. Esses levantamentos mostram que os laboratórios estão realizando um ótimo trabalho, e as sugestões de melhoria são sempre avaliadas pelas equipes.
Compartilhamento
Ao longo do ano, os profissionais dos laboratórios Apasem passam por várias oportunidades de compartilhar conhecimento por meio de treinamentos ofertados ao mercado, participação em feiras e eventos, além de momentos de discussão sobre o setor.
Cursos
Para este primeiro semestre de 2025, a Apasem também está com dois novos treinamentos voltados para profissionais das áreas de laboratórios e sementes. Entre eles: “Amostrador de Sementes” e “Treinamento de Atualização para Responsável Técnico de Laboratório”.
Os cursos foram desenvolvidos para atender às demandas de um mercado que busca cada vez mais qualidade, segurança e eficiência nos processos laboratoriais e na cadeia de sementes. As inscrições já estão abertas e as aulas serão ministradas por profissionais com ampla experiência na área.
“Investir na qualificação dos profissionais é fundamental para manter a excelência e a segurança nos processos laboratoriais e na produção de sementes. Esses cursos foram planejados para atender às necessidades do setor e oferecer uma formação de qualidade”, destaca o Diretor Executivo da Apasem, Jhony Möller.
Serviço:
As vagas são limitadas. Os cursos serão realizados na Associação Comercial de Ponta Grossa no mês de maio. Mais informações: e-mail