ITC: Troupe de São João apresenta arte circense no Intercâmbio Cultural

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A arte dos circos também estará presente no 3º Intercâmbio Cultural entre Cooperativas (ITC) que o Sesccop/PR promove nesta sexta-feira (03/07), em Curitiba. O espetáculo será apresentado por 30 jovens e crianças, com idade entre 11 e 19 anos, que integram o Grupo de Arte Circence Bombeiros da Alegria, de São João. A Coasul Cooperativa Agroindustrial apóia o grupo desde 2007 e contribui para que o Brasil inteiro conheça o talento da troupe.

Projeto - O projeto de arte circense nasceu há quatro anos no Colégio Estadual São Luís, na Comunidade de Vila Paraíso, no município de São João. A iniciativa faz parte do programa Viva Escola, da Secretaria Estadual de Educação. Os jovens do grupo do participam semanalmente de aulas que exploraram diversas técnicas relativas ao circo, estimulando o desenvolvimento motor e a socialização dos integrantes. Com o tempo, as apresentações no próprio colégio e em eventos em locais tornaram-se pequenas diante do talento que os jovens artistas descobriam ter. Surgiram os primeiros convites para apresentações em outras regiões e a arte dos jovens sanjoanenses ganhou o estado.

ITC - Além da arte circense, o 3º ITC também terá demonstrações culturais nas áreas de música, teatro, poesia e artesanato. O evento vai reunir cerca de 400 colaboradores de cooperativas do Paraná. As apresentações serão realizadas das 13h às 20h, no Cietep. O ITC tem por objetivo valorizar e incentivar a arte cooperativista como forma de expressão e cultura; promover o intercâmbio entre os artistas das diferentes unidades; divulgar os trabalhos dos artistas por meio de apresentações e exposição no ITC, além de proporcionar momentos de entretenimento e lazer à comunidade cooperativista paranaense. Este ano, o ITC terá representantes de 13 cooperativas. Informações sobre o 3º Intercâmbio Cultural entre Cooperativas (ITC) podem ser obtidas com Vanessa (Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.) ou Humberto (Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.), por meio do telefone 41-3200-1100.

Conteúdos Relacionados