ITC II: Um show de talento

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

No período da tarde, a programação do 4º ITC abriu com a apresentação do Coral Cocamar que, mais uma vez esbanjou talento, afinação e simpatia.  Com um rico repertório de música popular brasileira, o coral apresentou as canções Como uma Onda, Maria Maria, Que Bom Voltar e Luíza, sob a regência de Polyana Demori e preparação vocal de Regina Lopes. Na sequência, a Castrolanda apresentou a sua segunda atração do dia. Desta vez, os alunos da terceira série da Escola Municipal da Estação do Tronco, e que participam do Programa Cooperjovem, dançaram uma quadrilha, estilo que teve sua origem na Inglaterra e se popularizou no Brasil, ao longo do século XIX, principalmente no Brasil Rural. As crianças encerraram sua apresentação, mostrando a frase "É pela união das pessoas que se conhece a força do cooperativismo", de autoria da aluna Gabrielli Aparecida Milek, 9 anos. Vencedora do concurso de frases realizado em junho, Gabrielli ganhou um duplo parabéns do público: pela frase vencedora e também pelo seu aniversário, comemorado no sábado, 3 de julho, dia do 4.º ITC.

Intercooperação - A programação do ITC 2010 prosseguiu com a atração da Copagril. Ivete Schoffen, agricultura e integrante do Comitê de Jovens Juntos Venceremos, do distrito de Margarida, em Marechal Cândido Rondon, emocionou o público ao interpretar o texto Para um Pai Alcoólatra. Na sequência, quando todos esperavam que Edivânia Savani, da Coodetec, subisse ao palco para cantar a música O que é O que é, de Gonzaguinha, uma surpresa: num exemplo de intercooperação, ela contou com a ajuda dos colaboradores do Sicredi Cataratas. "Tive problemas com o playback e  iria improvisar somente com o violão, mas os colegas do Sicredi Cataratas se ofereceram para fazer o acompanhamento musical", disse Edivânia que escolheu uma música que faz parte do seu repertório musical desde criança, quando cantava em festivais e concursos de música.

Evento é a cara do cooperativismo - A programação do ITC 2010 seguiu com a Coasul que este ano trouxe um grupo de 16 jovens para apresentar a Dança do Machado, um sapateado do sul da Alemanha. Aliás, foi a Coasul a cooperativa com a maior delegação presentes, 120 pessoas no 4º ITC.  "Queríamos mostrar o que é o ITC e também fazer, principalmente os jovens, sentirem o que é o cooperativismo. E o evento passa muito bem esse sentimento, porque mostra a integração, a intercooperação, o trabalho em conjunto e, principalmente, a sensação de que fazemos parte de algo grande", disse o responsável pela área de Comunicação Social da Coasul, Fernando Rizzo. Depois disso, mais poesia com Gilmar Garcia de Lima, funcionário há 24 anos da Castrolanda e um apaixonado pela arte, e na sequência música com o Grupo Musical da Copacol, a Banda Roda de Chimarrão da Cocari, e o grupo de flautas da Agrária.

 

A melhor idade esbanja energia - E quando todos achavam que as emoções do dia já estavam quase completas, outra grande surpresa: 23 participantes do grupo Vida Saudável da Unimed Ponta Grossa, conduzidas pela professora Francesca Carlesso, entraram tímidas no palco para apresentar um número de dança coordenativa com as músicas Waka Waka (This Time for Africa, de Shakira), e Dança da Marreca. Mas assim que deram os primeiros passos da coreografia, o público aplaudiu com entusiasmo e dançou junto, uma reação que não era esperada pelas jovens senhoras. "Quando chegamos pela manhã, pensamos em desistir, porque só vimos jovens por aqui. Ficamos com medo de dar vexame. Mas quando vimos a reação do público, não acreditamos. Foi uma surpresa muito grande. Nós levantamos a galera", disse emocionada ítala Lara, de 75 anos.  E foi neste clima de alegria, que o 4.º ITC caminhou para o fim, com apresentações de música dos funcionários da Bom Jesus, João Carlos e Jocimar, dança com os integrantes do Comitê Jovem Juntos Venceremos, da Copagril, que dançaram a Tarantella, e mais música com o Grupo Canção das Cataratas, formado especialmente para o 4.º ITC e que apresentou no repertório um pout porri sertanejo e pop, e por fim o Grupo Puro Sabor, do Sicredi União,  que com um repertório de samba encerrou o 4.º ITC de um jeito bem brasileiro.

 

Encerramento - Em reconhecimento ao talento das pessoas que aceitaram o convite de participar do evento para alegrar, emocionar, divertir e celebrar em grande estilo o 88.º Dia Internacional do Cooperativismo, foi entregue a um representante das 13 cooperativas presentes o troféu do 4.º ITC - Intercâmbio Cultural Entre Cooperativas.

Conteúdos Relacionados