Integrada destaca participação de jovens cooperativistas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Cooperativa Integrada realizou no Parque de Exposições Ney Braga, o 1º Intercoop-Norte, que reuniu mais de 150 jovens de sete cooperativas paranaenses, para debater a intercooperação e a atuação desses jovens nos aspectos sociais e econômicos do sistema cooperativista. Participaram jovens das cooperativas Integrada (Londrina), Corol (Rolândia), Cofercatu (Porecatu), Cativa (Londrina), Coontruz (Londrina), Copagra (Nova Londrina) e Nova Produtiva (Astorga).

Incentivo - Com o apoio do Sescoop/PR, já foram realizados encontros como esse nas regiões oeste e centro-oeste do Estado com o objetivo de incentivar nesses jovens, todos filhos de produtores rurais, os princípios do cooperativismo e a possibilidade da sucessão familiar na agricultura. O diferencial nesse encontro, em Londrina, foi a participação selecionada dos jovens. “Foi um encontro de lideranças, com jovens que já estão sendo preparados dentro de cada cooperativa”, afirma o vice-presidente da Integrada, Júlio Koyama. “Hoje, existe uma preocupação de criar uma rede de relacionamentos entre as cooperativas, e estamos começando com as lideranças dos jovens”, completou o vice-presidente da Integrada.

Em evidência - Na programação, o destaque foi a palestra do professor José da Paz Cury, de Belo Horizonte, que abordou a cooperação como uma nova cultura que estão revolucionando os negócios. “Quero incitar nesses jovens a reflexão sobre os benefícios da intercooperação. Eles devem ter em mente que, no mercado, o objetivo não dever ser apenas ganhar do outro. Mas, principalmente, ganhar com o ajuda do outro”, falou Kury. Também foi programada uma dinâmica revitalizadora, com o psicólogo Eliseu Hoffmann, além de uma palestra sobre o cooperativismo paranaense com o representante da Ocepar, Humberto Bridi, para criar nos jovens a conscientização para a importância da intercooperação, que é um dos fatores primordiais para a consolidação do cooperativismo.

Opinião - O jovem Rogério Pereira da Silva, da Integrada de Quarto Centenário, participa de eventos como esse há mais de três anos. Coordenador do núcleo de jovens da regional de Goioerê, Rogério nota uma evolução na preocupação das cooperativas com a sucessão familiar. “Somente no Uruguai pude perceber uma organização jovem parecida com essa que acontece no Paraná”, compara. Apesar desse desenvolvimento, o estudante de comunicação social ainda há muito trabalho pela frente. “Temos que ter muito cuidado para que as cooperativas não percam sua missão social e fiquem preocupadas apenas com as questões comerciais”, alerta Rogério Silva. “O importante é que, hoje, os jovens estão mais conscientes e organizados e estão partindo para a ação”, completa o estudante. (Assessoria de Imprensa Integrada)

Conteúdos Relacionados