Integração potencializa resultados na região oeste paulista
- Artigos em destaque na home: Nenhum
“O Brasil possui o alimento mais sustentável do mundo, enquanto países europeus, que não conseguem fazer o mesmo, preferem criticar os produtores brasileiros”, afirmou na manhã dessa quinta-feira (13/03) o secretário de Agricultura e do Abastecimento do governo de São Paulo, Guilherme Piai, durante a abertura do 10º Dia de Campo de ILPF da Fazenda Campina no município de Caiuá, região de Presidente Prudente (SP).
Promovido pelo Grupo Carlos Viacava, o evento contou com o apoio da Cocamar e da Rede ILPF e reuniu mais de 200 convidados, entre lideranças do setor, técnicos, pesquisadores e produtores.
A sustentabilidade a que se referiu o secretário se deve ao fato de que o Brasil preserva dois terços do seu território com florestas nativas, enquanto na Europa o percentual não passa de 4%. E, no estado de São Paulo, o índice de preservação é de 26%, acima dos 20% estabelecidos pelo Código Florestal.
Sobre a ILPF, Piai destacou: “é uma iniciativa que deu certo porque gera prosperidade”, vendo o Pontal do Paranapanema com grande potencial para o desenvolvimento de projetos integrados, tendo como exemplo a Fazenda Campina.
Acreditou na Cocamar
Convidado para palestrar na abertura, o presidente do Conselho de Administração da Cocamar e do Conselho de Administração da Rede ILPF, Luiz Lourenço, ressaltou o avanço da ILPF no país e, em especial, nas regiões atendidas pela cooperativa. E agradeceu a Carlos Viacava por ter acreditado na Cocamar em 2012, logo que a mesma instalou sua unidade em Presidente Prudente e cujos técnicos apresentaram ao pecuarista os benefícios da integração.
Entre eles, Lourenço listou a melhora das pastagens, sem custo, bem como do solo e a proteção do mesmo; a garantia de pastos de qualidade no inverno; a redução do consumo de silagem e de rações; e a diversificação dos negócios, sem reduzir o projeto pecuário, oferecendo novas fontes de renda.
“Hoje, a Fazenda Campina é considerada uma referência nacional”, disse, ao completar: “Enquanto num pasto degradado a produtividade anual não vai além de meia carcaça animal por hectare, entre 3 e 4 arrobas de carne, a pastagem mantida em sistema de ILPF, pode render, sem exagero, 20, 25 e até mesmo 30 arrobas por hectare/ano”.
A melhor decisão
“Como pecuarista tradicional, posso afirmar que a ILPF foi a minha melhor decisão”, afirmou Carlos Viacava, ao explicar que o faturamento da fazenda cresceu 57% em apenas dois anos de adoção de ILPF. E frisou ainda que ao acrescentar o F de floresta ao programa, sua escolha foi pelo eucalipto, que cresce rápido, assegurando sombreamento e conforto térmico aos animais. “A experiência com eucaliptos enriqueceu nosso conhecimento dos solos arenosos do oeste paulista”, finalizou.
O presidente executivo da Rede ILPF, Francisco Maturro, ex-secretário de Agricultura de São Paulo, lembrou que a expansão do sistema de integração começou em 2006 no país e, atualmente, já são cerca de 18 milhões de hectares. E realizações como o Integra SP, voltado a difundir essa tecnologia, está sendo levado para outras regiões do país.
Estações
Os participantes foram divididos, a seguir, em três grupos, para visitas a estações de campo, onde aconteceram apresentações.
A primeira, “Alternativas de mercado e produção de madeira em sistema de ILPF”, a cargo de técnicos da Unoesp e da empresa Suzano; a segunda, “Cultivares forrageiras e recuperação de pastagens em sistema de ILPF”, com profissionais da Soesp Sementes e Timac Agro; e “Bem-estar animal e conforto térmico em sistema de ILPF”, sob a responsabilidade de pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste e Embrapa Cerrados.
A Cocamar
Entre as principais cooperativas brasileiras, a Cocamar está presente com suas operações em cinco estados e intensifica sua atuação em território paulista, onde possui unidades de recebimento de grãos em Mirante do Paranapanema, Iepê, Maracaí, Cruzália e Palmital, e lojas para a comercialização de insumos agropecuários em Presidente Prudente, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, Itaí, Itapeva, Itaberá e Buri.
A Rede
Fundada em 2012 e com a finalidade de difundir o sistema de integração e a sustentabilidade da agropecuária no país, a Rede ILPF é composta por Embrapa, Cocamar, Bradesco, Syngenta, John Deere, Sementes Soesp, Suzano, Timac Agro e Minerva Foods. (Assessoria de Imprensa Cocamar)
{gallery}2025/noticias/03/14/cocamar{/gallery}