Inciativa da Agrária busca capacitar profissionais para participação em processos seletivos da cooperativa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

agraria 15 09 2025Na quarta-feira (10/09), a Agrária promoveu seu primeiro Feirão da Empregabilidade. A ação aconteceu na sede do Projeção (Projeto Jovens em Ação), localizada no distrito de Entre Rios, em Guarapuava (PR). Durante todo dia, cerca de 50 pessoas, de diferentes idades, participaram do evento, realizado de forma gratuita.

A proposta do Feirão da Empregabilidade se difere dos tradicionais mutirões com vagas de trabalho. Além do tradicional cadastro no banco de talentos, a inciativa ofereceu informações relevantes para que os futuros candidatos consigam aumentar suas chances de sucesso nas seleções promovidas pela Cooperativa e por outras empresas. “Temos um bom processo de triagem para encontrar pessoas da comunidade que podem concorrer às vagas que oferecemos. Porém, em muitos casos, temos vários bons candidatos para uma única vaga. Com o Feirão, nosso objetivo é levar conhecimento a esses profissionais, para que eles consigam se destacar durante o processo de seleção”, explica Eloise Jukowski, analista de Recrutamento e Seleção.

Os atendimentos aconteceram de forma individual ou em grupos. Durante as conversas, conduzidas pela equipe do departamento de Gente, os participantes foram orientados a como inserir suas informações na plataforma utilizada pela Agrária para a triagem de candidatos. Eles também receberam dicas de como montar um currículo aderente à vaga pretendida e de como se comportar no momento da entrevista de emprego.

Quem esteve no Projeção ainda pôde assistir a uma apresentação sobre a Cooperativa e entender como funcionam suas unidades de negócio. Os profissionais que cumprem os requisitos para se candidatar às vagas, que estão em aberto, receberam auxílio para se inscrever.

A Agrária é signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas). Entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável escolhidos pela Cooperativa para compor sua matriz de materialidade está o ODS 8 – Emprego Digno e Crescimento Econômico. Hoje, grande parte dos profissionais que fazem parte do quadro de colaboradores da Agrária estão ligados de alguma forma ao distrito de Entre Rios, onde está concentrado o maior número dos postos de trabalho oferecidos pela Cooperativa. “É comum vermos candidatos que perdem oportunidades por detalhes pequenos, como não atualizar o currículo ou deixar de mencionar alguma experiência prévia. Com o Feirão da Empregabilidade conseguimos instruir esses profissionais, facilitando seu acesso aos processos de seleção”, complementa a analista.

Além de elencar o ODS 8 do Pacto Global da ONU como uma de suas prioridades, um dos pilares do planejamento estratégico Atitude 5C, em vigor na Agrária desde 2024, trata especificamente da relação da Cooperativa com as comunidades em que ela está inserida. “Iniciamos essa ação em Entre Rios, mas temos o desejo de levá-la a outros locais em que estamos presentes. Agora, vamos fazer uma avaliação interna da atividade, usando também os feedbaks que recebemos dos participantes, para que possamos estruturar a melhor forma de expandir essa iniciativa”, finaliza Eloise Jukowski. (Assessoria de Imprensa Agrária)

 

Conteúdos Relacionados