IMIGRAÇÃO HOLANDESA: Parque Histórico será inaugurado na festa do centenário

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A inauguração do Parque Histórico de Carambeí (PHC), no dia 02 de abril, em Carambeí, município localizado a 139 quilômetros de Curitiba, é um dos destaques da programação que marca as celebrações do Ano da Holanda no Brasil em 2011 e do centenário da imigração holandesa na região paranaense dos Campos Gerais. As festividades iniciam dia 1º de abril com o Ato Cooperativo, que vai homenagear cooperativistas, lideranças e autoridades ligadas ao cooperativismo, e encerram no dia 4, com show do cantor Sérgio Reis. Durante os quatro dias do evento haverá apresentação de grupos folclóricos, feira gastronômica, caminhada dos imigrantes, desfile histórico, lançamento do livro sobre a Associação do Parque Histórico de Carambeí e muitas outras atividades. Clique aqui e confira na íntegra a programação da festa do centenário.

O Parque - O Parque Histórico de Carambeí é um complexo cultural idealizado em 1991 para preservar e divulgar a história da imigração holandesa nos Campos Gerais, tendo como sua primeira ala a Casa da Memória. Em 2009, foi iniciado um projeto completo de curadoria. O empreendimento ocupa uma área de 10 hectares, dos quais nove foram doados pela cooperativa Batavo. Os idealizadores do projeto foram os membros da Associação do Parque Histórico de Carambeí, entre eles, Dick Carlos de Geus, Franke Dijkstra e Gaspar de Geus.

 

Unidades - O parque é composto por cinco unidades culturais interligadas: a Casa da Memória, um museu cujos objetos e documentos históricos foram integrados aos acervos do Instituto Brasileiro de Museus, do Instituto de Patrimônio Histórico e da Secretaria de Estado da Cultura; a Vila Histórica de Carambeí, réplica da primeira comunidade organizada na região de Carambeí, composta por um jardim holandês e habitações individuais; a Engenharia das Águas, que recria a tecnologia de gestão de água existente na Holanda como diques, eclusas, pontes, represas, quebra-mares, portos e guindastes; o Centro Cultural Amsterdã, composto por um conjunto de construções que reproduz um pequeno quarteirão da cidade de Amsterdã e o Parque de Exposições, destinado a realização de eventos rurais, mas com caráter cultural, comercial, esportivo e recreativo.

{gallery}noticias/2011/Marco/17/201131715440/{/gallery}

Conteúdos Relacionados