IMERSÃO: Lideranças da Coasul visitam Sistema Ocepar e Porto de Paranaguá

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Um grupo de 95 lideranças de 19 municípios da Cooperativa Coasul, que tem sede em São João, no Sudoeste do Paraná, visitou a sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, nessa quarta-feira (17/07). Formado por cooperados representando a diretoria, integrantes do conselho fiscal e líderes de comitês acompanhados de suas esposas, o grupo foi recebido pelos superintendentes do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, e da Fecoopar, Nelson Costa. A imersão incluiu também visita ao Porto de Paranaguá, para onde o grupo se deslocou nesta quinta-feira.

Representação política

Costa falou sobre o papel de representação política que a Ocepar e a Fecoopar desempenham em defesa das causas das cooperativas, como a recém regulamentada Reforma Tributária e o Plano Safra 2024/2025, anunciado pelo governo federal na primeira semana de julho. “Trabalhamos em interface com o governo e com os parlamentares buscando o atendimento às demandas do cooperativismo”, informou Costa. “Nosso presidente e demais lideranças acompanharam de perto as negociações em Brasília para que conseguíssemos aprovar uma reforma tributária com avanços, como a não incidência de tributos sobre o ato cooperativo”, frisou. Ele citou também o trabalho da instituição em relação ao Plano Safra. “Embora não tão expressivo, atendeu em parte as nossas reivindicações”, informou.

Formação

Boesche falou sobre os investimentos que o Sescoop/PR faz em formação e qualificação profissional. “Temos 92 salas de aulas ocupadas oito horas por dia durante todo o ano com treinamentos destinados a dirigentes e colaboradores de cooperativas e cooperados. Este ano nosso orçamento para investimentos em formação é de R$ 155 milhões”, informou. “O recurso vem de um percentual sobre os salários que as cooperativas pagam aos seus funcionários. Criamos o Sescoop para isso, porque antes este dinheiro era destinado a outras entidades do Sistema S que aplicavam em formação dos trabalhadores dos setores do comércio e indústria, por exemplo. Com o Sescoop, que é o S do cooperativismo, este valor vem para a formação e qualificação da comunidade cooperativista”, explicou.   

Conhecimento

O vice-presidente da Coasul, Paulo Roberto Fachin, disse que a viagem faz parte do projeto de formação da cooperativa, que completou 55 anos no dia 21 de junho último. “Esse roteiro, pensado em conjunto pelo Sescoop, Cooptur e Coasul, trará conhecimento e novas experiências à nossa cooperativa. É um projeto de imersão para conhecer o Sistema Ocepar e toda a cadeia logística do Porto de Paranaguá”, frisou.

Família

Jacir Scalvi, presidente da Coasul, destacou o trabalho grande que a cooperativa tem feito com as famílias dos cooperados. “Esse grupo aqui é formado por casais”, pontuou, reforçando a importância do envolvimento das mulheres na gestão das propriedades rurais e das cooperativas, o que, segundo ele, contribui para a sucessão familiar.

Intercooperação

Scalvi falou também que esse projeto de imersão contribui para a intercooperação. “Eu conheço 80% das cooperativas do Paraná, mas não conhecia a Witmarsum e agora tive esta oportunidade”, declarou. No deslocamento entre São João e Curitiba, o grupo, que viajou em dois ônibus de excursão, fez uma parada para conhecer a colônia e a Cooperativa Witmarsum, onde tomaram café da manhã. Formada por imigrantes russos-alemães, a cooperativa fica no município de Palmeira, na região dos Campos Gerais.

Cooptur

A viagem foi organizada pela Cooperativa de Turismo e Conhecimento do Paraná (Cooptur). O roteiro incluiu também visitas a pontos turísticos de Curitiba para que os participantes conhecessem a história e a cultura da capital e a descida de trem pela centenária ferrovia que atravessa a Serra do Mar, ligando Curitiba a Morretes, no litoral do Paraná. 

Conteúdos Relacionados