IBGE: Paraná líder na produção de grãos do país

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) na terça-feira (08.07) aponta a manutenção da liderança do Paraná na produção de grãos do País, com uma expectativa de colheita de 31,24 milhões de toneladas em junho, volume que já reflete a previsão de queda na produção de milho safrinha da ordem de um milhão de toneladas. No País, o IBGE prevê uma produção de 143,6 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas no País, que corresponde a uma ligeira queda de 0,5% sobre a estimativa de maio que previa produção de 144,3 milhões de toneladas de grãos.

Quebras - Para a Conab, a safra nacional de grãos deverá ter uma redução de 0,6% em relação ao levantamento do mês de junho. O motivo da queda está nas geadas que atingiram as lavouras do milho safrinha no Paraná, justificou o órgão. Mesmo assim, o IBGE destaca o Paraná como o maior produtor de grãos, leguminosas e oleaginosas, com uma produção estimada em 31,24 milhões de toneladas. Esse volume já incorpora a queda de 15,5% na estimativa de produção para a segunda safra de milho em conseqüência das geadas ocorridas no mês de junho.

Milho safrinha - A projeção do IBGE revela a quebra de cerca de um milhão de toneladas no volume da segunda safra de milho, que cai de uma expectativa de produção de 6,46 milhões de toneladas em maio para 5,48 milhões de toneladas em junho.O IBGE não descarta a elevação da estimativa de produção para o trigo, onde o Paraná também se destaca como o maior produtor. As baixas temperaturas que prejudicaram o final do ciclo do milho safrinha em algumas regiões foram benéficas para a cultura do trigo, que estava em fase de perfilhamento. Em condições normais de clima, a produção esperada é de 5,2 milhões de toneladas do País, sendo que o Paraná deverá ser responsável por mais da metade da produção com um volume de 2,82 milhões de toneladas.

Soja, milho e feijão - Em relação às demais culturas, a produção no Paraná já está assegurada para a soja, milho da primeira safra e feijão da primeira e segunda safra. A produção de soja é recorde com um volume de 11,91 milhões de toneladas, uma ligeira alta de 0,3% sobre a produção do ano anterior que também foi recorde, com uma colheita de 11,75 milhões de toneladas.

Café e cana-de-açúcar - A estimativa de produção de café foi reavaliada e deverá ser até 48% maior no Paraná em relação à produção do ano passado que foi de 97,4 mil toneladas. A estimativa de produção de 140,3 mil toneladas feita em maio foi reavaliada para 144,3 mil toneladas em junho. A produção de cana-de-açúcar deverá render um volume de 54,27 milhões de toneladas, aumento de 18,3% sobre a produção do ano passado que foi de 45,9 milhões de toneladas. (AEN)

Conteúdos Relacionados