FRANGO: Exigências do União Européia serão debatidas no IX SBSA

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

As exigências, regras e normas do Mercado Comum Europeu é um dos temas a ser debatido durante o IX Simpósio Brasil Sul de Avicultura, que será realizado de 01 a 03 de abril em Chapecó, SC. E para debater tecnologias e novidades para produção avícola o IX SBSA vai reunir pesquisadores e especialistas  do Brasil, América latina, União  Européia e Estados Unidos. O evento deve reunir cerca de 600 veterinários, zootecnistas, técnicos, empresários e estudantes do setor avícola de 01 a 03 de abril de 2008 no auditório do Lang Palace Hotel, em Chapecó SC. Inscrições antecipadas devem ser feitas através do telefone (49) 3329-1640. As vagas são limitadas.

Relação com a UE - Para o maior exportador mundial de carne de frango, não apenas a abertura de novos mercados impacta na economia, mas a manutenção de grandes e tradicionais compradores. Esta é a relação entre Brasil e União Européia, velhos parceiros que vivem estabelecendo novas regras, normas e barreiras de tempos em tempos. Algumas delas permeadas por interesses e protecionismo, outras, movidas por um mercado consumidor cada vez  mais exigente. Muito além dos aspectos sanitários, as barreiras tem como foco o bem estar animal, uso racional de medicamentos e a questão ambiental. O Brasil como bom  fornecedor cumpre todas as regras, atende os mercados nas suas peculiaridades, por isso tornou-se o maior exportador, ultrapassando os Estados Unidos que perdeu o posto há 4 anos. Mas é preciso estar atento às tendências ditadas pelo mais caprichoso dos compradores.

Exigências do mercado - Reconhecida internacionalmente como uma referência no setor, uma das palestrantes mais esperadas IX SBAS é a médica veterinária Elinor McCartney, da Pen & Tec Consulting, que vai abordar as Exigências do Mercado Comum Europeu.  Elinor é  PhD em Patologia animal pela Universidade de Edinburgh - Escócia e MBA pela Open University,  está no mercado há mais de 20 anos na área de desenvolvimento de produtos e assuntos regulatórios na Europa. A especialista em regras, normas e barreiras não-tarifárias para a União Européia abordará entre outros assuntos a crescente tendência das barreiras que não são relacionadas aos tributos impostos por um país para a entrada de produto estrangeiro em seu território, ou seja não-tarifárias, portanto não sujeitas  a arbitragem da OMC Organização Mundial do Comércio.

Conteúdos Relacionados