Fórum Técnico promove conhecimento técnico, troca de experiências e atualizações do mercado sementeiro

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A cidade de Londrina, localizada no norte do Paraná, será sede do Fórum Técnico da Comissão de Sementes e Mudas do Paraná (CSM-PR), o principal encontro do setor de sementes do estado, que ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de novembro. O evento é organizado pela Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas (Apasem) e reunirá especialistas para debater aspectos legais e demandas recorrentes do segmento produtivo.

A CSM-PR atua também como um órgão consultivo, e os temas discutidos durante o Fórum serão levados à apreciação em assembleia. A depender da natureza da demanda, poderão ser encaminhados ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

De acordo com o diretor-executivo da Apasem e presidente da CSM-PR, Jhony Möller, o encontro também promoverá debates sobre qualidade, produção e controle de qualidade do setor sementeiro. “Todas as demandas do mercado, das empresas e dos laboratórios serão discutidas e analisadas. Dependendo da necessidade, poderão avançar para outras instâncias, contribuindo para o estabelecimento de novas normas, critérios e padrões”, ressalta. 

Edição 2025

A edição deste ano reunirá cerca de 21 especialistas, representando os principais elos da cadeia sementeira. Ao longo de três dias, eles irão participar e conduzir seis painéis com os seguintes temas: O negócio de sementes – panorama atual e perspectivas futuras; Mentes que lideram; Análise de sementes: precisão e confiabilidade no centro da qualidade; Novas RAS – principais mudanças e impactos nos laboratórios de análise de sementes (LAS); Beneficiamento e armazenamento de sementes e Patologia de sementes.

O Painel 6, sobre Patologia de Sementes, será moderado pelo engenheiro agrônomo, pesquisador da Embrapa Soja e vice-presidente da CSM-PR, Fernando Henning. Segundo ele, a sanidade das sementes tem se tornado cada vez mais decisiva na tomada de decisão das empresas produtoras de sementes. “A análise sanitária, aliada à qualidade fisiológica, oferece um verdadeiro raio X da semente e auxilia na escolha do tratamento mais adequado. Discutir esse tema é essencial para entender o nível de qualidade das sementes produzidas no Paraná”, afirma.

Ainda de acordo com ele, a atuação se dá de duas maneiras: “na questão do tratamento de sementes de forma mais eficiente e eficaz, e também tendo um levantamento geral do que vem ocorrendo em termos de condições pré-colheita, na condição de armazenagem, para atuar diretamente em potenciais fragilidades do sistema de produção do nosso estado. Então, a temática desse painel vai proporcionar toda essa riqueza de discussões e que vai contribuir com certeza para a produção paranaense de sementes”. 

Público e Relevância

Com a participação estimada de 300 profissionais, o evento reunirá lideranças e tomadores de decisão do setor, proporcionando um ambiente estratégico para networking, apresentação de cases e discussão das principais tendências e desafios da área.

O gerente-executivo da Fundação Meridional, Ralf Udo Dengler, destaca a relevância do encontro: “O Fórum é uma das iniciativas mais tradicionais do setor sementeiro no Brasil e na América Latina. É uma oportunidade única para que Responsáveis Técnicos (RTs) da produção e da análise de sementes dialoguem diretamente com representantes do Mapa e de órgãos estaduais de fiscalização”. Ele ainda reforça que o evento permite a troca de experiências sobre desafios enfrentados a cada safra e impulsiona a busca por inovação. “A participação é indispensável para quem atua na área”, afirma.

Para o diretor da Agrotis, Manfred Leoni Schmid, o encontro se destaca por reunir todo o ecossistema da produção de sementes. “Teremos em um mesmo ambiente empresas, cooperativas, responsáveis técnicos, laboratórios, fornecedores, pesquisadores, auditores fiscais e obtentores, discutindo desafios técnicos, legais e tendências do setor”, ressalta. Schmid também antecipa que a Agrotis apresentará, nesta edição, uma novidade inédita: “Uma solução de Inteligência Artificial que realiza contagem de plântulas para otimizar análises de canteiro e vigor, integrando a tecnologia aos softwares de gestão de produção”. (Assessoria de Imprensa Apasem)

apasem 25 11 2025

 

Conteúdos Relacionados