FÓRUM DOS PRESIDENTES I: Governador reafirma compromisso em apoiar as cooperativas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Em sua primeira visita oficial ao Sistema Ocepar como governador do Estado, Beto Richa reafirmou seu compromisso em apoiar o cooperativismo paranaense. "O governo do Paraná está à disposição de todos naquilo que estiver ao nosso alcance. Não mediremos esforços para apoiar as iniciativas das nossas cooperativas, que são um exemplo nacional e uma referência internacional", disse Richa, na noite desta quinta-feira (28/07), em Curitiba, ao participar do Fórum dos Presidentes das Cooperativas do Paraná. Ele estava acompanhado do secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, e do secretário do Esporte, Evandro Roman. O evento reuniu cerca de 150 participantes e foi realizado pela Ocepar em comemoração o Dia do Cooperativismo. "A todos os cooperados e cooperativas, o nosso reconhecimento. Em nome dos paranaenses, as nossas homenagens pelas riquezas que vocês têm produzido no Estado do Paraná", acrescentou o governador.

Políticas públicas - Convidado a falar sobre as propostas de políticas públicas da atual gestão, Richa afirmou que o governo está recuperando a sua capacidade de investimento de forma gradual, após um ajuste de contas realizado nos três primeiros meses, com cortes de gasto de custeio e redução de desperdícios, que resultaram na diminuição de 17% nas despesas correntes do Estado. "Sem este ajuste fiscal, jamais chegaríamos a lugar algum. Além de recuperar a capacidade de investimento do nosso Estado, estamos imprimindo um sentido de planejamento da administração pública", disse.

 

Superação dos gargalos - Segundo Richa, a superação dos gargalos é um dos desafios centrais do governo do Estado. "Infraestrutura, transporte e logística, educação e capacitação de mão de obra são as questões mais urgentes nessa agenda de trabalho", frisou. Em relação à infraestrutura, ele falou sobre as obras já realizadas no Porto de Paranaguá, como a dragagem emergencial do berço, realizada no início da gestão e concluída em fevereiro. Também, a obtenção da licença ambiental do Ibama para licitar a dragagem de aprofundamento dos canais. "É uma obra realizada pela primeira vez na história do porto. Investimento de R$ 100 milhões que serão realizados com recursos próprios e em parceria com o governo federal. Também estamos investindo na ampliação da capacidade operacional de contêineres, que era de 700 mil unidades no ano passado, e deverá chegar a 1,2 milhão de contêineres em 2012 e 1,5 bilhão em 2013", destacou o governador.

 

Plano geral - Richa disse ainda que o governo possui um plano geral de modernização dos portos para os próximos anos, que exige aporte de R$ 2 bilhões, entre recursos públicos e privados. "Esse dinheiro será utilizado na reestruturação do corredor de exportações, ampliação do cais de inflamáveis, novos berços de atracação, revitalização de acessos e expansão do pátio de triagem , entre outras obras de melhorias", disse. No modal ferroviário, a prioridade é modernizar o eixo ferroviário do Oeste, com a ampliação do traçado entre Guarapuava e Ipiranga.  "Isso vai agilizar o escoamento da produção em direção ao nosso litoral. Também estamos providenciando o fortalecimento da Ferroeste", acrescentou. Sobre o pedágio, ele afirmou que as negociações com as concessionárias estão avançando para reduzir as tarifas. "Com diálogo e sem quebras de contratos, vamos definir valores que atendam às expectativas das empresas, sem comprometer a produtividade da economia paranaense", ressaltou.

 

Outras ações - O governador informou que a readequação das estradas rurais será realizada por meio de 60 patrulhas rurais. Disse ainda que o projeto que cria a Agência de Defesa Agropecuária será enviado no início de agosto à Assembleia Legislativa e que está sendo finalizado o projeto de criação da Agência Paraná de Desenvolvimento. "Proposta que nos foi oferecida pelo setor agropecuário e que incorporamos ao nosso plano de governo". Ainda de acordo com ele, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) deverá continuar atuando em parceria com as cooperativas.

 

 

Dia do Agricultor - O governador também lembrou a comemoração do Dia do Agricultor, ocorrida nesta quinta, ressaltando a evolução da agricultura paranaense em relação à produtividade, qualidade e competitividade. "Boa parcela desse avanço pode ser creditado a sua associação com o cooperativismo e à profissionalização na gestão das nossas cooperativas. Agropecuária e cooperativismo desenvolveram uma relação de simbiose que se reproduz no crédito, na saúde, no transporte, entre outros setores, que traz resultados positivos a toda a população do nosso estado", destacou.

{gallery}noticias/2011/Julho/29/2011729152530/{/gallery}

Conteúdos Relacionados