FÓRUM DOS PRESIDENTES I: Abertura é realizada em conjunto com a Digital Agro da Frísia

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, do vice Darci Piana e demais autoridades, aconteceu, na noite desta terça-feira (12/07), no Centro de Exposição Positivo, no Parque Barigui, em Curitiba, a abertura oficial do Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses, promovido pelo Sistema Ocepar, em conjunto com a Digital Agro 2022, realizada pela Cooperativa Frísia.

Frísia - O presidente da Frísia, Renato Greidanus, destacou o desafio que foi organizar esta quinta edição da Digital Agro fora de Carambeí, município sede da cooperativa. “Este evento mostra a força que o sistema cooperativista tem no Paraná, aqui representado pelo Sistema Ocepar, por meio do seu presidente José Roberto Ricken. Para nós, da Frísia, é um orgulho muito grande poder promovê-lo na capital paranaense e todos os comprimentos vão para nossa equipe que se dedicou muito. Um evento que engrandece o cooperativismo e o agro. Com certeza, todos nós vamos sair daqui mais oxigenados, com muitas informações sobre os principais avanços tecnológicos voltados para o campo”, frisou.

Cooperativas - Já o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, enalteceu a iniciativa da Frísia em trazer este evento, que já é um sucesso nacional, para Curitiba. “O próprio tema do campo à mesa é bem sugestivo, oportunidade para que mais pessoas tenham contato com o grau de desenvolvimento do agro e das nossas cooperativas com a inovação.  A transformação digital no campo já é uma realidade para o setor cooperativista, em especial na agropecuária. No entanto, ainda há muito espaço para avançar. Necessitamos de uma melhor conectividade no campo e na cidade, para que todas as tecnologias já embarcadas nos equipamentos agrícolas possam ser utilizadas na sua totalidade, assim, ajudando na redução de custos de produção e uma maior agilidade”, lembrou.

Semestre - O dirigente também destacou alguns números do setor cooperativista paranaense nos seis primeiros meses de 2022. “Com planejamento, o setor vem crescendo. A movimentação financeira acumulada no primeiro semestre deste ano aponta para R$ 90,6 bilhões, sendo 25% superior ao mesmo período do ano anterior. Caso se mantenha este cenário positivo, projeta-se um faturamento no final deste ano de R$ 183 bilhões pelo setor cooperativista. Só o ramo agropecuário cresceu 23,2% no semestre”, disse Ricken.

Paraná - O governador Ratinho Júnior ressaltou o crescimento do Paraná neste ano e destacou os números apresentados pelo presidente Ricken. “Talvez não exista no mundo um negócio que cresça no mundo, 25% ao ano, como é o caso das nossas cooperativas, isso é a prova que estamos no caminho certo de industrializarmos nossa produção”. O governador disse que o fato de o Paraná ter sido reconhecido como área livre de febre aftosa e de peste suína clássica, “trouxe perspectivas de negócios para o setor agropecuário e o nosso estado passou a ser referência mundial. Por isso, somos o maior produtor de frangos o segundo em carne suína, maior produtor de tilápia com 37% do mercado, maiores da carne bovina e de grãos. E tudo isso conseguimos com tecnologia, transformação e preservação do meio ambiente. Estamos nos transformando num grande supermercado para o mundo”, destacou Ratinho Júnior.

Presenças - O evento foi prestigiado também pelos diretores da Ocepar, Jorge Karl, Clemente Renosto e Luiz Lourenço, o diretor da Fecoopar, Luiz Roberto Baggio, o secretário da Agricultura, Noberto Ortigara, o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba, Luiz Gusi, o coordenador geral de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Guilherme Correia, o presidente da Organização Estadual das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs), Darci Hartmann, o diretor-superintendente da Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc), Neivo Panho, e vários presidentes de cooperativas paranaenses. 

Conteúdos Relacionados