FÓRUM DE COMUNICAÇÃO: Zig Koch revela os segredos de uma boa fotografia

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Fotografia é o tema do Fórum dos Profissionais de Comunicação que começou na manhã desta quinta-feira (12/05), no Centro de Treinamento da Cooperativa Frimesa, em Medianeira, no Oeste do Estado, com 40 participantes dos ramos agropecuário e crédito. O fotógrafo Ricardo Zig Koch Cavalcanti, conhecido por seu trabalho voltado especialmente aos temas de natureza, está ministrando uma oficina que irá se estender por todo o dia. Ele atua profissionalmente desde 1985 e participa de expedições em todo o Brasil fazendo registros fotográficos para as principais entidades conservacionistas. Também fotografa para as principais revistas brasileiras e é autor de vários livros de arte. Seu trabalho ilustra publicações artísticas e didáticas, calendários e peças publicitárias. Possui um arquivo com mais de 180 mil fotos sobre o Brasil, com imagens de fauna, flora, ecossistemas, paisagens, culturas locais, e turismo. Zig já foi premiado várias vezes, sendo que, em 2008, foi o segundo colocado no concurso Internacional da Nikon. Trabalhos do fotógrafo também fazem parte acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP).

Programação - De acordo com o coordenador de Comunicação da Ocepar e responsável pelo Fórum, Samuel Milléo Filho, as atividades prosseguem nesta sexta-feira (13/05), quando os participantes vão exercitar os conhecimentos abordados durante a oficina.  "Na parte da manhã, eles vão tirar fotos no Parque Nacional de Foz do Iguaçu. Á tarde, o grupo retorna à sede da Frimesa para selecionar e analisar as imagens captadas", afirmou.

 

Abertura - Samuel fez a abertura do evento, juntamente com o presidente da Frimesa, Valter Vanzella, que ressaltou a importância da capacitação e também falou sobre a evolução das atividades desenvolvidas pela cooperativa. Desde 1988 ela funciona como uma central, tendo como filiadas cinco cooperativas do Oeste paranaense: Copagril, Lar, Copacol, C. Vale e Primato. "O escopo do nosso negócio é a carne suína e o leite", ressaltou Vanzella. Até 2012, a Frimesa quer se tornar referência nacional nesses dois segmentos, proporcionando rentabilidade, satisfazendo as expectativas dos públicos, com responsabilidade sócio-ambiental. A central comercializa mais de 327 produtos, dos quais 175 itens são industrializados e colocados no mercado prontos para o consumo: 95 na área de leite e 80 em carne. A Frimesa recebe uma média de 460 mil litros de leite por dia e abate cerca de quatro mil suínos diariamente. Possui cinco unidades industriais, uma delas em Santa Catarina e oito pontos de venda nos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e rio Grande do Sul. Exporta para 14 países. Em 2010, faturou R$ 867,9 milhões e pretende chegar a R$ 1 bilhão neste ano.

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