Featured

Fórum de Comunicação reúne 90 profissionais de 27 cooperativas em Campo Mourão

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 1

Quase 90 profissionais de comunicação e marketing de 27 cooperativas paranaenses de quatro ramos de atividades (agropecuário, crédito, saúde e trabalho, produção de bens e serviços) estão participando, nesta quarta e quinta-feira (06 e 07/11), do Fórum de Comunicação das Cooperativas do Paraná – Comunicacoop. O evento está sendo realizado na sede da Cooperativa Coamo, em Campo Mourão, no noroeste do Paraná. O número de participantes é recorde. O evento é realizado anualmente, desde a década de 1980.

O presidente do Conselho de Administração da Coamo e da Credicoamo, José Aroldo Gallassini, abriu o Fórum, parabenizando o Sistema Ocepar pela realização do evento. “Este é um dos principais eventos, comunicação é tudo, se a comunicação vai mal, o relacionamento com os cooperados vai mal. Por isso, quanto mais profissional for este trabalho, melhor. Com certeza, este vai ser um grande evento”, declarou.

Os coordenadores de comunicação do Sistema Ocepar e da Coamo, respectivamente, Samuel Milléo Filho e Ilivaldo Duarte, deram as boas-vindas aos participantes e apresentaram as equipes de comunicação das duas organizações, envolvidas mais diretamente na organização deste Fórum. As cooperativas líderes em participações nesta edição do evento são as Unimeds e a Coopavel, com 13 e 8 participantes, respectivamente.

Inteligência Artificial

Após a abertura, foi iniciado o workshop Inteligência Artificial para Comunicadores de Cooperativas, ministrado pelo jornalista, empresário da área de comunicação e fundador da Escola Digitalista, Almir Rizzatto. O professor iniciou o programa, lançando um questionamento: “Por que que devemos nos render à Inteligência Artificial”. Rizzatto fez referência ao temor de muitos profissionais de comunicação, especialmente jornalistas, que se mostram preocupados que a Inteligência Artificial (IA) vá roubar o seu lugar. “A IA não é vilã, é nossa aliada”, pontuou. “Temos que parar com esse medo, esse vitimismo e começar a enxergar o copo cheio, percebendo como a IA pode nos apoiar”. Para Rizzatto, a IA agiliza processos, aumenta a produtividade, melhora a qualidade das entregas, melhora a performance e permite que mais tarefas sejam realizadas.

Ao final do workshop, previsto para ás 17h30, os profissionais de comunicação farão uma visita ao Memorial Coamo. Inaugurado em 11 de outubro, o Memorial traz uma retrospectiva da atuação da Coamo, que completa 54 anos no dia 28 novembro. A Coamo é considerada a maior organização do ramo agropecuário da América Latina.  Depois da visita, os participantes se reúnem num jantar de confraternização na Associação dos Funcionários da Coamo (Arcam). 

Governança Corporativa

Nesta quinta-feira (07/11), o Fórum de Comunicação prossegue com o tema Governança Cooperativa. Às 8 horas, apresentam palestra sobre o tema o presidente do Conselho de Administração da Coamo e da Credicoamo, José Aroldo Gallassini, o presidente executivo da Coamo, Airton Galinari e o presidente executivo da CrediCoamo, Alcir Godoni.

Em seguida, às 9 horas, o jornalista Ilivaldo Duarte, assessor de comunicação da Cooperativa Coamo, falará sobre “Comunicação Coamo: 50 anos de comunicação impressa e digital”. Às 11 horas, o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, fará apresentação do novo ciclo do Planejamento Estratégico das Cooperativas Paranaenses, o PRC300/500. O Fórum Comunicacoop será encerrado às 12 horas desta quinta-feira (07/11).

FOTOS: Antônio Marcio dos Santos / Assessoria Coamo

Conteúdos Relacionados