FORTALEZA V: Especialista internacional fala sobre educação cooperativa

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O segundo dia (13/11) do VII Seminário de Tendências do Cooperativismo Contemporâneo, que acontece até sexta-feira (14/11), em Fortaleza (CE), foi reservado para a realização de diversas palestras, entre as quais da professora PhD e diretoria de Pesquisa do The Co-operative College Manchester da Inglaterra, Linda Shaw. Ela participou de um painel sobre Educação Cooperativa, coordenado pelo presidente da OCB Tocantins, Ruiter Luiz Andrade Pádua e como debatedor o vice-presidente da FEA/USP e membro do Comitê de Pesquisa da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Sigismundo Bialoskorski Neto. Ela trouxe aos participantes a sua experiência e práticas em processos bem sucedidos na Europa, especialmente na Inglaterra e nos países aonde atuou. Segundo o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, o tema escolhido para este ano tem como foco promover a reflexão sobre as cooperativas e a sociedade, a ética e o necessário processo educacional transformador, a prática e a participação com vistas à sustentabilidade econômica, social e ambiental. "Sem sombra de dúvida a educação cooperativa é a principal referência desse processo", lembrou Lopes de Freitas.

Rochdale - A professora Linda Shaw ressaltou que a educação foi a base da formação da primeira cooperativa fundada no mundo, em Rochdale, Inglaterra no ano de 1844 quando um grupo de tecelões se uniram para formar uma sociedade cooperativa. Ela também destacou que sua cooperativa, a College foi fundada em 1933 em Manchester, financiado pelo sistema cooperativo com a preocupação de formação na área de educação cooperativa e de líderes, a semelhança do que acontece hoje no Brasil, através do Sescoop. Os ensinamentos passados pelos ingleses é uma educação para a cooperação, que incentiva a atitude cooperativista. A palestrante também abordou a preocupação com a formação dos conselhos, para que eles sejam, além de representativos, sejam competentes na sua forma de atuar para tomar decisões e seguir diretrizes. Linda afirmou de que é preciso incentivar a cooperação e também a boa gestão cooperativista da própria organização, evitando algumas distorções que porventura possam existir. "Os aspectos de educação dependem muito do ambiente institucional, social, do ambiente cultural e das peculiaridades de cada país ou região onde está inserido", afirmou.

Incentivos - O debatedor deste painel, Sigismundo Bialoskorski Neto completou a afirmação da professora Linda de que também no ano de 1850, anos após a criação da primeira cooperativa em Rochdale, foi instituída uma escola para crianças, em 1853 a dotação de 2,5% dos resultados da cooperativa para educação, garantidos nos estatutos da sociedade. Em 1855, há até uma sala de instrução mútua - de educação mútua - para pessoas dos 14 aos 40 anos, ocasião que havia na cooperativa uma biblioteca com mais de 6 mil volumes e perto de dez salas de leituras para atender aos cooperantes.

Caminho certo - Para o coordenador do painel, Ruiter Pádua, tanto a palestra como os diversos questionamentos feitos e debatidos durante a apresentação da professora Linda Shaw, serviram para reforçar a tese de que o sistema cooperativista brasileiro está no caminho certo ao investir na preparação dos jovens. "Para minha surpresa, num país, aonde é o berço do cooperativismo a situação do ensino cooperativista é muito incipiente hoje o que nos dá conforto e estímulo para que possamos levar em frente as nossas ações e que aqui pretendemos intensificar e ampliar", frisou o dirigente.

Palestras - O evento prossegue nesta quinta-feira (13/11) com palestra sobre sustentabilidade, legitimidade e transparência na prática do cooperativismo, com o Mestre em Ciências da Informação da Universidade de Brasília, professor Oscar César Brandão. Em seguida o médico e presidente da Unimed Curitiba, Dr. Sérgio Ossamu Yoshii apresenta o caso de sucesso: "educação cooperativa, a experiência da Unimed Curitiba". No período da tarde acontecem as oficinas de trabalho. Na sexta-feira (14/11) o evento abre com apresentação dos resultados das oficinas, por José Gabriel Pesce Júnior e Sérgio Cordioli, seguido de palestra do cientista político e presidente da Arko Advice Pesquisas, Murilo Aragão. O encerramento do Seminário está previsto para acontecer as 11 horas.

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