FESTIVIDADES I: Cem anos de imigração holandesa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Carambeí (Centro-Oriental) prepara-se para uma grande festa, entre os dias 1º e 4 de abril, em comemoração do centenário da imigração holandesa no Brasil. A cidade foi a primeira do Brasil a receber uma colônia holandesa. Hoje são seis polos holandeses no País. A população se desenvolveu na produção de lacticínios, deu origem à Batavo, e hoje é um dos municípios mais ricos do Estado. Dentro da agenda de shows e eventos programados, acontece a inauguração oficial do Parque Histórico de Carambeí (PHC). Com área de 100 mil m2, o parque terá diversas alas, que contam um pouco da colonização do município.

Estrutura - A Casa da Memória reunirá registros da vida cotidiana dos holandeses por meio de objetos, roupas e móveis que eles usavam. Já a Vila Histórica representará as casas da primeira vila de Carambeí, habitada pelos imigrantes, e a Estação de Trem Carambeí da Brazil Railway Company. O parque terá ainda a ''Engenharia das Águas'', ala que representará as principais soluções aprimoradas por esse povo, como pontes e diques. O Centro Cultural Amsterdã, por sua vez, reproduzirá um quarteirão com os famosos canais da capital holandesa. Também será inaugurado um parque de exposições.

 

Programação - Organizada pela Batavo Cooperativa Agroindustrial, Associação do Parque Histórico de Carambeí (APHC) e a Prefeitura de Carambeí, a festa terá farta programação, como festival de tortas e artesanato, show musical e aéreo, balonismo, parques infláveis e apresentações culturais.

(Folha de Londrina)

Conteúdos Relacionados