Festa da Cevada envolve integrantes de 36 grupos culturais
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Festa da Cevada 2024, realizada pela Cooperativa Agrária e Fundação Cultural Suábio-Brasileira, foi novamente um grande sucesso. De 17 a 20 de outubro, um espetáculo de tradição e cultura encantou o público total de aproximadamente 4.700 pessoas, por meio de 30 apresentações magistralmente executadas por 36 grupos culturais da Fundação Cultural. Ao todo, a instituição soma atualmente mais de 600 integrantes.
A programação, cuidadosamente planejada em sete eventos interligados, teve início na quinta-feira com uma tocante Celebração Ecumênica, que reuniu 332 pessoas no Centro Cultural Mathias Leh. Na mesma ocasião, o Museu Histórico de Entre Rios inaugurou a exposição “Trançando Tradições”, enriquecida por apresentações culturais e encenações que trouxeram à vida a história dos Suábios do Danúbio. A mostra gratuita sobre os costumes e festejos suábios ficará aberta até fevereiro de 2025, com entrada gratuita.
O ponto alto da reverência à tradição cultivada pela comunidade suábia de Entre Rios foi o Programa Cultural 2024, que reuniu 272 artistas distribuídos em 18 grupos culturais. A plateia de 774 espectadores se deleitou por duas horas com apresentações de música, canto e dança, entremeadas por encenações teatrais. Sob o tema “Nosso Dialeto”, o evento proporcionou uma fascinante viagem pelos 300 anos de história e evolução do dialeto suábio, culminando com a tradicional cerimônia de abertura do primeiro barril de chope e uma feira gastronômica, que apresentou o melhor da culinária suábia.
“Exploramos detalhes, influências históricas e a rica herança cultural que moldaram a maneira como falamos nossa língua materna, tanto no cotidiano atual quanto da forma como era falada na antiga terra natal”, explica Nikita Geier, coordenadora da Fundação Cultural. “Para isso, pesquisamos dezenas de arquivos de áudio de pioneiros, gravados há 30, 40 anos, a fim de despertar surpresa, um toque de nostalgia e um grande orgulho em muitas das famílias presentes”.
Da tradicional Peixada com Baile Suábio, no sábado, participaram sete grupos culturais, que encantaram mais de 2.600 presentes, com música e dança, enquanto 3.400 porções de peixe eram servidas também por integrantes dos grupos da Fundação Cultural. O encerramento da Festa da Cevada 2024, no domingo, contou com cerca de mil pessoas, que saborearam o autêntico gulasch e um primoroso estrogonofe no Centro de Eventos Agrária, igualmente embalados pelas apresentações de quatro grupos de dança.
“Ao apresentarmos nossa tradição a tantas pessoas, passamos a mensagem de quem somos, de onde viemos e quais são os nossos propósitos de transformação por meio da cultura e da arte”, enfatiza Nikita Geier. Com sentimento de orgulho e união, a Festa da Cevada 2024 encerrou mais uma edição memorável, celebrando a tradição, a cultura e o legado dos Suábios do Danúbio em Entre Rios.
Confira a participação dos grupos da Fundação Cultural na Festa da Cevada 2024:
-
Celebração Ecumênica: 7 grupos
-
Programa Cultural: 18 grupos
-
Peixada e Baile Suábio: 7 grupos
-
Gulasch: 4 grupos
(Assessoria de Imprensa da Fundação Cultural Suábio-Brasileira)