Ferrugem afetou produção da lavoura de soja no Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cerca de 400 produtores e profissionais da assistência técnica são esperados no 4.º Encontro Regional da Cultura da Soja que será realizado, no dia 12 de abril, das 8h às 13 horas, no Auditório Milton Alcover, no Parque de Exposição Ney Braga, durante a 46.ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina. O objetivo do evento é discutir os principais problemas da sojicultura e aprimorar o conhecimento técnico dos participantes sobre a produção da soja no norte do Paraná. Por isso, a comissão organizadora definiu como temas estratégicos questões que envolvam o mercado de grãos e aspectos relacionados ao clima. “Também serão debatidos o aprimoramento do controle da ferrugem asiática da soja, a escolha adequada de uma cultivar e ainda vamos apresentar um cenário do manejo de plantas daninhas em soja RR”, informa um dos organizadores do evento, Fernando Adegas, da Emater-PR.

Doença - Em uma safra com clima extremamente favorável à evolução da ferrugem asiática da soja, especialistas são unânimes em afirmar que a doença reduziu a produtividade e elevou significativamente o custo de produção das principais regiões produtoras de soja no Brasil. Até mesmo no Paraná, onde a doença ainda não havia sido tão agressiva, a ferrugem teve uma expansão bem característica nas regiões norte e centro-sul do Estado, configurando-se como uma epidemia, ou seja, de ocorrência generalizada e alta agressividade. A situação mais crítica ocorreu nos estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. O aparecimento precoce da ferrugem na safra atingiu lavouras ainda no estádio vegetativo, aumentando tanto o custo de produção em função do aumento no número de operações para controle, como a pressão do fungo em áreas vizinhas.

Participação - O evento é uma promoção da Emater-PR, da Embrapa Soja, da Cooperativa Corol, da Cooperativa Integrada e da Fundação Meridional. As inscrições devem ser feitas até o dia 11 de abril, no escritório da Emater-PR, em Londrina, onde será disponibilizado o convite, que garante entrada gratuita ao Parque de Exposição. Mais informações pelo telefone (43) 3441-1411. (O Estado do Paraná)

Conteúdos Relacionados