EXPOSIÇÃO: ExpoLondrina quer aproximar campo e cidade

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Sociedade Rural do Paraná lança oficialmente hoje, no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina, a 51ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, a ExpoLondrina 2011.Com o tema "O Show de Quem Produz", a feira coloca em foco, entre 07 e 17 de abril , a sinergia entre a vida urbana e a rural. "A ideia é que se conheça aquilo que é produzido no campo, como alimentos e matérias-primas que alimentam as indústrias, e o que é feito nas cidades, que fornecem tecnologia e bens de consumo para o campo. Queremos aproximar os dois meios, urbano e rural, e mostrar a todos que a cidade não existe sem o campo, mas também que o campo não existe sem a cidade. Essa sinergia, que é tão evidente na economia do Norte do Paraná e do Brasil como um todo, precisa ser percebida também no dia-a-dia das pessoas ", explica o presidente da entidade, Gustavo Andrade Lopes.

Metas - Com campo e cidade crescendo, os organizadores do evento estabeleceram metas ambiciosas para 2011. O objetivo é superar os números de 2010, quando a feira recebeu 463,6 mil visitantes e rendeu R$ 187 milhões em negócio. Neste ano, a Sociedade Rural espera reunir mais de 480 mil pessoas e ultrapassar a marca de R$ 200 milhões em negócios. Para isso, preparou uma programação variada, "com opções para todos os gostos", diz Lopes.

 

Programação - Durante os 11 dias de feira, mais de 50 eventos técnicos, entre palestras, simpósios e cursos, estão programados. Também estão confirmados 31 leilões, e diversos julgamentos de animais. "Entre bovinos, caprinos, ovinos, suínos e equinos, cerca de 13 mil animais de 46 raças diferentes estarão transitando no parque", calcula Lopes. Ele destaca a diversidade da agropecuária da região Norte do Paraná como um dos atrativos da feira. "Somos privilegiados aqui em Londrina porque, como estamos em uma área de transição climática, nossa produção é muito variada. Na pecuária, temos tanto raças zebuínas quanto européias. Na agricultura, podemos cultivar quase tudo: cana, soja, milho,trigo e canola, por exemplo", enumera o presidente.

 

Agenda cultural - A agenda cultural também será extensa. O palco principal do parque de exposições vai receber oito shows musicais e três rodeios. A agenda de entretenimento conta também com uma série de apresentações de música e teatro realizadas em parceria com o Festival de Música de Londrina (FML) e o Festival Internacional de Teatro (Filo), Feira de Sabores, praça de alimentação, entre outras atrações. (Gazeta do Povo)

Conteúdos Relacionados