EXPOLONDRINA: Iapar lança duas novas variedades de feijão

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Nesta quinta-feira (3/04), o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) coloca à disposição dos produtores duas novas variedades de feijão. O lançamento dos materiais será feito no estande da instituição no Parque de Exposições Ney Braga, logo após a cerimônia oficial de abertura da ExpoLondrina 2008. Estão confirmadas as presenças do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes; do governador Roberto Requião, secretário da Agricultura Valter Bianchini, dentre outras autoridades que serão recepcionadas pelo presidente do Iapar, José Augusto Teixeira de Freitas Picheth, diretores técnico-científico e adjunto Arnaldo Colozzi Filho e Tiago Pelini, diretor de administração e finanças, Altair Sebastião Dorigo, a diretora de recursos humanos, Maria Lúcia Crochemore, além de equipe de pesquisadores e técnicos da instituição.

Destaque agronômico - Recentemente finalizadas pela área de melhoramento genético da instituição, IPR Eldorado e IPR Siriri têm grãos do tipo carioca e se destacam pelas vantagens agronômicas que oferecem aos produtores - como tolerância à seca e a altas temperaturas, alto potencial produtivo e resistência às principais doenças que afetam a cultura no Paraná - e, ainda, pelas ótimas características culinárias e nutritivas que interessam ao consumidor final. A resistência ao mosaico dourado, considerada pelos pesquisadores a pior doença que afeta lavouras de feijão em zonas de clima tropical, é o grande diferencial de IPR Eldorado frente a outros materiais disponíveis no mercado.

Variedades - O mosaico dourado é causado por um vírus, transmitido pela mosca-branca (vetor), e a infecção ocorre quando o inseto suga a seiva das plantas para se alimentar. Nas variedades suscetíveis, as plantas ficam deformadas, com as folhas amareladas, podendo ocorrer perda total da produção. Não há controle químico eficiente para a virose, de acordo com os especialistas na cultura. IPR Eldorado é indicada para plantio no período que vai de dezembro a abril, em regiões sujeitas à ocorrência do mosaico dourado no Paraná. Com ciclo de aproximadamente 75 dias, tem boa tolerância a altas temperaturas e períodos de deficiência hídrica. Seu potencial de rendimento pode chegar a 3.700 kg/ha. O cozimento é rápido e dá bom caldo.

Características - Já a IPR Siriri é bastante rústica e produtiva, resiste ao calor e apresenta resistência moderada à seca, com potencial de rendimento que pode superar 3.100 kg/ha. No quesito doenças, tem resistência moderada ao crestamento bacteriano comum e murcha de bactéria. É resistente à ferrugem, mosaico comum e oídio. O ciclo é de aproximadamente 85 dias. Na panela, destaca-se pela excelente qualidade de grãos, cozimento rápido e bom caldo. (Imprensa Iapar)

Conteúdos Relacionados