EXPEDIÇÃO SAFRA II: Equipe volta ao campo com viagem de São Paulo a Brasília

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Depois de participarem do Agricultural Outlook Forum, nos Estados Unidos, os técnicos e jornalistas da Expedição Safra voltam a campo nesta quarta-feira (4/03) com uma viagem que parte do interior do estado de São Paulo em direção a Brasília. Em duas equipes, os expedicionários vão percorrer fazendas, cooperativas, sindicatos e empresas do setor. A chegada em Brasília está prevista para quarta-feira da semana que vem. Na quinta, dia 12, uma pré-avaliação do projeto deve ser apresentada a líderes do agronegócio, na capital federal.

Trajetos - Os trajetos das duas equipes formam linhas que partem de Itaberá (centro-sul de São Paulo) e Campinas (centro-leste) e convergem para Brasília. A viagem em duas frentes tem justamente o objetivo de abordar a diversidade de culturas e práticas dessa região agropecuária, que abrange parte dos estados de Minas Gerais e Goiás, além do Distrito Federal.

Meta - O objetivo dessa viagem é estabelecer um contraponto em relação à produção paranaense, como ocorreu nas duas primeiras edições da Expedição Safra. No primeiro ano foi percorrida a nova fronteira agrícola de Mato Grosso. Na última edição, uma equipe conferiu a produção na região agrícola formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. As comparações em relação a produtividade, logística e renda permitem ao produtor paranaense reavaliar seus métodos e opções.

Sudeste - A semana de viagem pelo Sudeste deve ser a mais longa desta edição da Expedição Safra, com mais de 4 mil quilômetros de estradas, contando o retorno a Curitiba. As informações colhidas na viagem serão publicadas pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC) através do Caminhos do Campo impresso, na Gazeta do Povo, e televisivo, nas oito TVs espalhadas pelo estado.

Indicador de safra - A viagem não encerra a Expedição Safra RPC 2008/09. Após o retorno para Curitiba, os dados colhidos no Paraná durante fevereiro serão reavaliados e devem embasar uma projeção sobre a safra estadual de soja e milho de verão. O trabalho técnico-jornalístico tem o apoio de especialistas da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Os números, que vão refletir o trabalho de dois meses de pesquisas e análises, serão divulgados em um seminário técnico durante a ExpoLondrina, maior feira agropecuária do Paraná, que ocorre de 2 a 12 de abril, em Londrina (Norte). O seminário está programado para o dia 4, primeiro sábado da exposição. (Expedição Safra / Gazeta do Povo)

Conteúdos Relacionados