EXPEDIÇÃO 2009/10: Expectativa para 145 milhões de toneladas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Depois de rodar 50 mil quilômetros, por quatro países e 12 estados brasileiros, do plantio à colheita, da América do Sul à América do Norte, a Expedição Safra 2009/10, da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) prevê uma produção nacional de 145 milhões de toneladas, recorde absoluto. Clima, tecnologia e produtividade recuperam potencial produtivo das lavouras de grãos. Numa virada surpreendente, comandada pela soja, o país está prestes a superar a marca histórica de 144,1 milhões de toneladas do ciclo 2007/08. O problema é o preço das commodities agrícolas, que segue na direção contrária e reduz a margem da atividade.

Marca histórica - Depois da seca, que no ano passado reduziu o volume a 139 milhões de toneladas, o país está prestes a superar a marca histórica de 144,1 milhões de toneladas do ciclo 2007/08. A previsão recorde se sustenta numa virada surpreendente da soja, que em fase final de colheita projeta um volume de 67,35 milhões de toneladas. O milho de verão, apesar da área quase 13% menor, participa com 33,25 milhões de toneladas. Com 19 milhões de toneladas previstas para a 2ª safra do cereal, que está com as lavouras em fase de desenvolvimento, a oferta de soja e milho na safra 2009/10 deve superar as 120 milhões de toneladas, aponta o Indicador de Safra RPC.

Destaque - A considerar que as duas principais commodities contribuem, historicamente, com 80% do volume, a produção total reúne todas as condições de estabelecer uma nova marca histórica. O grande destaque do ciclo é a produtividade, acima da média na soja e a segunda melhor marca no milho. O rendimento médio acima de 2.900 quilos e 4.100 quilos/hectare, respectivamente, foi proporcionado pelas condições de clima favorável e investimento em tecnologia. Em ano de El Niño, as lavouras foram beneficiadas pelo volume e distribuição das chuvas, que contribuíram também para a recuperação da safra na América do Sul. Assim como o Brasil, Argentina e Paraguai têm a maior produção de soja da história, com mais de 52 milhões e 7 milhões de toneladas.

Apoio Técnico - A Expedição Safra RPC tem apoio técnico de entidades representativas do setor, como da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O apoio logístico vem da Toyota do Brasil e Toyota Sulpar. A edição 2009/10 tem patrocínio da New Holland máquinas agrícolas, Banco do Brasil e Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR). O encerramento oficial da temporada será realizado durante um jantar, na ExpoLondrina, quando os técnicos e jornalistas que acompanharam o trabalho de campo apresentam o balanço da Expedição Safra 2009/10. O evento ocorre a partir das 18 horas desta quinta-feira (1º de abril), na Casa do Criador, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina.

Serviço - Outras informações sobre o Indicador de Safra RPC da edição de hoje (30/03) da Gazeta do Povo ou nos endereços http://www.rpc.com.br/expedicaosafra%20/ http://www.gazetadopovo.com.br/

Conteúdos Relacionados