EVENTO: Querência do Norte promove a 31ª Festa do Arroz

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Querência do Norte é o maior produtor de arroz do estado. A cultura ocupa 6.000 ha no município e na safra passada rendeu 800 mil sacas do cereal. A atividade é fundamental na economia da região e vai estar em discussão na próxima semana, de 2 a 6 de setembro, durante a 31ª Festa do Arroz. O evento, promovido pela prefeitura e Emater, pretende discutir diversas questões relacionadas ao cultivo de arroz como a melhoria da produtividade, qualidade da água, sucessão familiar e a nutrição do arroz irrigado. Além disso, durante a festa haverá ainda encontro de mulheres, de pescadores, de jovens e um debate sobre a bovinocultura de leite, atividade responsável pela geração de renda em muitas propriedades do município.

Gincana - A 31ª Festa do Arroz de Querência do Norte será aberta no dia 2, domingo, com a Vigésima Gincana de Produtores. A competição será realizada em cinco dias com provas como futebol, vôlei, bocha, dominó, canastra e xadrez. O encerramento da gincana será no dia sete com uma corrida de trator em que os pilotos terão que executar várias tarefas como serrar uma tora ou achar um pedaço de mandioca numa vasilha com leite.

Semana do Produtor - No dia 6, começa a Semana do Produtor, com diversos encontros sob a orientação técnica do Instituto Emater.  O 7º Encontro de Meio Ambiente será dirigido aos escolares do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Cerca de 600 crianças devem participar da atividade que pretende discutir a qualidade da água. Para tanto, os técnicos prepararam uma peça teatral que apresenta o tema de forma divertida para os estudantes.

Encontro - No mesmo dia será realizado o 7º Encontro de Produtoras Rurais. Os organizadores esperam receber cerca de 300 mulheres do município e da região, sobretudo moradoras de assentamentos. Serão discutidos assuntos como a instalação de fossa séptica e a qualidade do leite, já que muitas dessas trabalhadoras se dedicam à produção leiteira. Outro tema é a saúde do homem. Os organizadores do encontro querem que as mulheres ajudem seus maridos e filhos a terem mais cuidado com seu bem estar.

Turismo - O turismo na área dos rios Paraná e Ivaí será o principal tema do 5º Encontro de Pescadores de Querência do Norte, ainda no dia 6. No município é muito comum a presença de turistas que buscam a ajuda dos locais para pescar nesses rios. O que se deseja é que os pescadores tenham orientações de como fazer esse trabalho. A produção de leite vai ganhar as atenções durante o 21º Encontro de Bovinocultura Leiteira dirigido sobretudo às mulheres. A qualidade do leite e o tratamento das novilhas até se tornarem vacas de produção estarão no centro dos debates.

Jovens - Neste ano também será realizado o 1º Encontro de Jovens da Agricultura Familiar, cujo tema será a sucessão familiar na propriedade rural. No município muitos jovens estão se formando como técnicos agrícolas, mas buscam emprego no Mato Grosso ou em outros estados, o que está causando um envelhecimento da população rural. O encontro ainda vai tratar da produção de leite na pequena propriedade. Espera-se a participação de 100 jovens, entre 16 e 24 anos no encontro.

Encontro de Rizicultores - No dia 08 a Semana do Produtor será encerrada com o 35º Encontro de Rizicultores de Querência do Norte. Segundo Jadir  Francisco dos Santos, da Emater do município, neste ano o tema será a nutrição na cultura de arroz irrigado. Ele ressaltou que a nutrição das lavouras é um processo delicado porque envolve o manejo da água e exige muita atenção do produtor.  Jadir acrescentou que atualmente 70% do cultivo de arroz do município é feito no sistema pré-germinado, ou seja, a semente é umedecida e lançada ao solo quando inicia a germinação. A área que recebe a semente deve ter uma lâmina de água de 5 cm de altura. Este sistema tem garantido maior controle das ervas daninhas, mais rapidez no desenvolvimento das lavouras e duas colheitas durante o ciclo, ao contrário de uma só colheita no cultivo convencional. Práticas como essa têm garantido o crescente aumento da produtividade de arroz em Querência do Norte. Na safra 2010/2011 os rizicultores colheram 5.500 kg/ha. Na última safra a produtividade média ficou em 6.000 kg/ha. (Assessoria de Imprensa do Instituto Emater)

Conteúdos Relacionados