EMPREENDEDOR RURAL: Sistema Faep promove encerramento das atividades de 2011

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na próxima segunda-feira (28/11) o Sistema Faep promove o encerramento do Programa Empreendedor Rural 2011, no Expotrade, em Pinhais, com anúncio dos três finalistas da etapa estadual que participarão de uma viagem técnica internacional. São esperados cerca de quatro mil produtores e trabalhadores rurais de todo o Paraná, que participaram, ao longo do ano, do Programa Empreendedor Rural (PER) e outros cursos oferecidos pelo Senar-PR. O presidente do Sistema Faep, Ágide Meneguette, fará a abertura do evento que terá palestra do Cientista Político, Alberto Carlos Almeida falará sobre “Políticas Públicas para o Setor do Agronegócio”.

 

Modelo - Criado pelo Senar-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná), em 2003, em parceria com o Sebrae-PR, e posteriormente com a adesão da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), o PER é um modelo para o país e está presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. O Programa Empreendedor Rural oferece ao agricultor as ferramentas do empreendedorismo no agronegócio, ampliando sua capacidade de enxergar e analisar as oportunidades do mercado. Assim o produtor pode administrar melhor sua propriedade obtendo melhores resultados.

 

17 mil participantes - Em nove anos de programa,  mais de 17 mil participaram do curso. Em 2011 foram 97 turmas onde 1.192 trabalhadores e produtores rurais concluíram o programa. A elaboração e implantação de projetos individuais, desenvolvidos ao longo do ano, funcionam como elemento motivador no processo de desenvolvimento do produtor rural.

 

Informações - Durante os 17 encontros semanais, o participante recebe várias informações nas  áreas de planejamento estratégico, estudo de mercado, engenharia de projetos, avaliações (econômica, financeira, ambiental e politica social) para tornar o projeto  confiável, sustentando as decisões para investimentos de capital próprio ou de terceiros, com rentabilidade.  “O programa busca dar ferramentas para um diagnóstico que retrate o que está acontecendo na propriedade. O diagnóstico responde ao questionamento sobre a sobrevivência econômica e financeira da empresa ao longo prazo. O que deverá acontecer com ela se os processos produtivos forem mantidos como estão”, explica a coordenadora do Programa, Adriana Terezinha Salvadori.

 

Monografias - Os projetos acabam se tornando verdadeiras monografias com detalhamento de informações sobre a propriedade, sua situação atual, projeção de cenários e estratégias incentivando o produtor rural a colocar em prática sua criatividade, buscar novas oportunidades de trabalho e renda em sua propriedade, seja ela pequena, média ou grande. (Imprensa Faep)

Conteúdos Relacionados