Embrapa Soja Podcast é novidade no Spotify

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com o objetivo de apresentar as inovações da pesquisa e debater os desafios do sistema de produção de soja, foi criado o canal Embrapa Soja Podcast na plataforma Spotify, serviço de streaming de música e podcast. “O Podcast foi desenvolvido para ampliar os canais de divulgação da Embrapa Soja, possibilitando o compartilhamento dos conhecimentos gerados pela pesquisa, apresentando as inovações e propondo soluções técnicas, por meio de bate-papos com os nossos pesquisadores”, afirma o chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno. 

A proposta da temporada na safra 2024/2025, denominada “Soja Talks”, é produzir entrevistas - de aproximadamente 15 minutos - com pesquisadores da Embrapa Soja, abordando assuntos emergentes e temas que impactam o dia a dia do sistema produtivo de soja. No primeiro episódio, o pesquisador Henrique Debiasi, da Embrapa Soja, fala sobre o impacto da baixa diversificação de culturas nos sistemas agrícolas. No segundo episódio a pesquisadora Cláudia Godoy aborda a ocorrência do quebramento de haste e da podridão de grãos. Veja os detalhes dos primeiros episódios. Para acompanhar a Embrapa Soja Podcast, siga o perfil no Spotify.

Episódio 1 - Impacto da baixa diversificação de culturas no sistema agrícolas
Apesar da simplificação dos modelos de produção facilitar a rotina operacional nas propriedades rurais, também pode provocar e intensificar, a longo prazo, a degradação da qualidade do solo e o aumento de problemas fitossanitários, especialmente a infestação de plantas daninhas resistentes a herbicidas e o incremento de algumas doenças e insetos-praga de difícil controle. Desta forma, o primeiro episódio do Soja Talks traz uma entrevista com o pesquisador Henrique Debiasi, da Embrapa Soja, sobre o impacto da baixa diversificação de culturas no sistema de produção das áreas agrícolas e também apresenta opções sustentáveis de produção. 

Episódio 2 - Ocorrência do quebramento de haste e da podridão de grãos 
O segundo episódio do Soja Talks traz esclarecimentos sobre o quebramento de haste e a podridão de grãos, com a pesquisadora Claudia Godoy, da Embrapa Soja. Segundo a pesquisadora, a podridão de grãos foi relatada, com alta intensidade, a partir de 2020, na região médio-norte de Mato Grosso e em Rondônia. Já o quebramento de haste não é um problema novo, sendo relatado desde 1994, e com ocorrência esporádica.  Na safra 2020/2021, o problema ocorreu no Meio Norte do Mato Grosso juntamente com a podridão de grãos, o que levou à associação dos dois problemas, por parte de alguns técnicos. Em virtude de uma indefinição sobre as causas desses problemas, na safra 2023/2024, houve muita desinformação circulando nas mídias sociais. (Assessoria de Imprensa Embrapa Soja)

Conteúdos Relacionados