EMBRAPA: Fórum Soja Baixo Carbono reúne especialistas na ExpoLondrina

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

 

Nessa terça-feira (11/04), o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, participou da abertura do 1° Fórum Soja Baixo Carbono, promovido pela Embrapa Soja de Londrina, durante a ExpoLondrina, no Pavilhão Smart Agro, com o apoio das empresas Bayer, Bunge, Cargill, Coamo, Cocamar, GDM e UPL. Na ocasião, as empresas apoiadoras do Programa Soja Baixo Carbono assinaram um Termo de Adesão, que marca o início da parceria. 

 

Lideranças - O evento reuniu lideranças do agronegócio para promover intercâmbio de informações e discussões que colaborem com a sustentabilidade nos processos produtivos. Para abordar as oportunidades, as perspectivas e as tendências de produção no âmbito da agricultura de baixo carbono, o Fórum contou com palestra da representante do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Fabiana Villa.

 

Pesquisador - Ainda na programação técnica aconteceu palestra sobre o Programa Soja Baixo Carbono, tema abordado pelo pesquisador da Embrapa Soja, Henrique Debiasi. Ele descreveu sobre os principais desafios técnicos encontrados no processo de inovação que engloba a construção da certificação da soja produzida em sistemas sustentáveis no Brasil.

 

Talk Show - Outro destaque da programação foi um Talk Show com a participação de sete representantes da cadeia produtiva da soja: Bayer, Bunge, Cargill, Coamo, Cocamar, GDM, UPL, mediado pelo jornalista Giovani Ferreira.

 

Segurança tecnológica - Na abertura do evento, Ricken disse que “a Embrapa é a nossa segurança tecnológica, um modelo de sucesso e que garante inovação permanente de novas tecnologias para o agronegócio”.

 

Papel importante - O dirigente destacou o importante papel da entidade nessas cinco décadas de história. “Se prevalecer a verdade, não temos que temer nada. Vale isso para ESG e tudo mais que o mundo está exigindo neste momento em termos de sustentabilidade. E nós fazemos tudo na prática e não só em discurso”. Ricken lembrou que o Sistema Ocepar realiza, em Curitiba, o Fórum de Sustentabilidade para preparar cada vez mais as cooperativas para os novos desafios que o mercado impõe.

 

Evento conjunto- “Em junho vamos realizar um evento com as cooperativas da Europa, em Fiz do Iguaçu, para debater sustentabilidade. O que podemos fazer em conjunto. Para a maioria dos europeus, estamos dentro da Floresta Amazônica produzindo soja, o que não é verdade. A Embrapa tem que ser nossa certificadora de que produzimos com sustentabilidade”, acrescentou.  

 

Fonte primária de abastecimento - Já o secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, disse que se sente “privilegiado por cultivar soja há mais de 60 anos, que é fonte primária de abastecimento e construção do futuro alimentar. Dominamos o centro-oeste e o sul com o cultivo. Transformação da agricultura brasileira através desta leguminosa e que tão bem a Embrapa representa aqui em Londrina”, frisou.

 

Conteúdos Relacionados