Dias de campo da Integrada levam tecnologia e informação aos cooperados

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A partir deste mês a Integrada começa a promover seus tradicionais dias de campo de verão, enfocando as culturas de soja, milho e algodão. Serão diversos eventos em toda a área de atuação da cooperativa, de Cambará à Guaíra.Devido a sua extensão geográfica (a Integrada possui 46 unidades no Paraná), os dias de campo da Integrada são realizados em regiões com características diferentes. “O objetivo é possibilitar o contato de nossos cooperados com diversas tecnologias em climas e condições de solo parecidas com as que eles possuem nas diversas regiões do Estado”, afirma o gerente técnico da Integrada, Irineu Baptista.

Cultivares - Na região de Guaíra, por exemplo, o evento está sendo organizado pela primeira vez em um local exclusivo da cooperativa. Serão 15 estações de defensivos, cultivares de soja e híbridos de milho montadas em uma área de um hectare dentro na unidade de recebimento de Bela Vista Do Oeste, distrito de Guaíra. O engenheiro agrônomo da Integrada de Guaíra, Bruno de Souza, espera mais de 250 visitantes no dia de campo. “Neste ano, cada estação abordará um tema diferente relacionado ao manejo técnico das culturas de soja e milho”, explica. “Serão explicações sobre controle de percevejo da soja, manejo de ervas resistentes, tratamento de híbridos de milho e outros temas”, completa.

Parceria - Já no outro extremo do Paraná, no norte pioneiro, a regional Bandeirantes vai promover seus dias de campo de soja e milho em parceria com a Faculdade de Agronomia Luiz Meneguel. Os eventos serão dentro do campus da faculdade, que vai apresentar algumas estações com trabalhos desenvolvidos pelos docentes. Dessa forma, assegura o engenheiro agrônomo da Integrada de Bandeirantes, César Cheida, “haverá uma maior integração entre a área de pesquisa da faculdade com a força da extensão da cooperativa, pois nós temos mais contato com os produtores e fica mais fácil difundirmos essas tecnologias”, conta Cheida.

Híbridos - Já os produtores de Mauá da Serra vão poder conhecer os mais modernos híbridos de milho no tradicional dia de campo realizado pela cooperativa. A região é referência quando o assunto é milho, com médias de produtividades de até 8.300 kg/ha. Neste ano, serão apresentados cerca de 50 híbridos para as mais diversas condições de cultivo e clima. Também haverá dez estações tecnológicas montadas para mostrar aos produtores como pequenas ações podem trazer grandes produtividades. “Nosso objetivo é mostrar que tecnologias simples, a um custo baixo, podem resultar em altas produtividades”, comenta o engenheiro agrônomo da Integrada de Mauá da Serra, Humberto Rosada. Entre essas tecnologias estão épocas de plantio, velocidade de plantio de milho, horários de aplicação de defensivos e manejo de palhada, entre outros temas.

Conteúdos Relacionados