DIA DO COOPERATIVISMO I: Orquestra Paranaense de Viola vai se apresentar na festa da Coagel

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Coagel Cooperativa Agroindustrial irá celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo neste sábado, dia 7. A programação inicia às 9 horas e vai até 17 horas. O evento que tem o apoio do Sescoop-PR será realizado na Associação Coagel e contará com a participação de toda a diretoria da cooperativa, cooperados e seus familiares de toda área de ação da Coagel, além de convidados. A expectativa é reunir um grupo de cerca de 400 pessoas para marcar a data. A programação prevê diversas atividades, entre elas a celebração de uma missa sertaneja, organizada por cooperados da comunidade 50 Alqueires, do município de Moreira Sales. Ao término da missa, o presidente da Coagel, Osmar Pomini, fará um pronunciamento destacando a Coagel no contexto do cooperativismo local e regional.
 
Orquestra - Uma das atrações da celebração do Dia internacional do cooperativismo será a apresentação da Orquestra Paranaense de Viola, de Cascavel. A orquestra teve início em agosto de 2001, quando o professor e doutor Evandro Rogério Roman, coordenador do curso de educação física da FAG e árbitro de futebol da CBF, que estava terminando seu mestrado na Unicamp – SP, se emocionou no restaurante universitário ao ver uma belíssima apresentação da Orquestra Paulistana de Viola Caipira. Ao final da apresentação, numa conversa amistosa com o regente, o maestro Rui Torneze, o professor Evandro vislumbrou e traçou os primeiros passos da Orquestra Paranaense de Viola Caipira. No dia cinco de dezembro de 2002 foi preparada a primeira apresentação oficial para a região de Cascavel, com direito à transmissão ao vivo pela TV, para mais de 256 municípios da região, o lançamento da Orquestra Paranaense de Viola Caipira. A partir deste dia a orquestra não parou mais de expor o seu trabalho, se apresentando por todo o Paraná e até Argentina e França. A orquestra conta atualmente com a média de 25 violeiros em cada apresentação, com o objetivo de cultivar a música caipira e continuar registrando-a para que as futuras gerações do Brasil não percam uma marca de sua identidade cultural, que é a música de raiz. A orquestra irá se apresentar a partir das 10h30, e está sendo aguardada com muita expectativa por parte do público que estará presente.

Final da Copa - Por volta do meio-dia, a Coagel servirá um almoço aos cooperados e seus familiares, tendo ao mesmo tempo a apresentação do show de talentos, onde cooperados irão apresentar os seus talentos artísticos em forma de música. Em seguida, com início as 14h30 terá início a final da Copa Coagel de Futebol Suíço, com a disputa do terceiro e quarto lugares reunindo as equipes de Goioerê e Bandeirantes D´Oeste e a disputa do campeão e vice campeão com as equipes de Cruzeiro D´oeste e Arapuan. Os times receberão troféus bem como a equipe disciplinada, goleiro menos vazado e o artilheiro da competição. Para o presidente da Coagel, Osmar Pomini, será um dia dedicado aos cooperados e seus familiares. “Nosso maior patrimônio são os nossos cooperados que nos dão sustentação, por isso estamos organizando essa festa para homenageá-los”, disse. (Imprensa Coagel)

Conteúdos Relacionados