Dia de Campo C.Vale avalia tecnologias e OGMs

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

No primeiro ano de liberação do plantio comercial de organismos geneticamente modificados no Brasil, os associados da C.Vale poderão observar cultivares de soja transgênica durante o dia de campo sobre culturas de verão. Os materiais estarão expostos no Campo Experimental C.Vale (CEC), em Palotina, nos três dias de duração do evento – 17 a 19 de janeiro de 2006. O coordenador do CEC, Enoir Pellizzaro, revela que serão apresentados 6 cultivares de soja transgênica para que os produtores possam avaliar o desempenho de cada material e comparar com as variedades convencionais. “Vamos colocar essa nova tecnologia para que os associados avaliem as vantagens e desvantagens e decidam se querem apostar na soja transgênica nas próximas safras”, diz. Conforme Pellizzaro, nos próximos anos muitos cultivares novos e adaptados às condições da região serão colocados no mercado pelas empresas de pesquisa, permitindo que os produtores optem por aquelas que mais se ajustem às suas necessidades.

Resistência das variedades - Pellizzaro acrescenta que, além de conhecer as novas variedades, os produtores serão orientados, ainda, sobre o manejo de ervas daninhas em lavouras de soja transgênica. A resistência de plantas daninhas em lavouras convencionais, o manejo de pragas de difícil controle e a rotação de culturas também serão abordados. Os produtores também poderão conhecer novas técnicas e recomendações de manejo para milho e mandioca. Para a edição 2006 do dia campo, a C.Vale manteve o sistema de três rodadas diárias de palestra utilizado na última edição do evento. Representantes das 14 empresas conveniadas ao CEC ministrarão palestras às 9h30 e 10h30 enquanto a equipe técnica da C.Vale e da Embrapa, Coodetec e Iapar repassarão orientações aos visitantes às 14h.

Dezenas de palestras e dinâmica de máquinas – Dezenas de palestras serão realizadas aos participantes dos dias de campo da C.Vale, que contarão com o apoio de 4 instituições de pesquisa (Coodetec, Embaapa, IApar e Fundação Meridiconal) e 16 empresas conveniadas, produtoras de sementes, defensivos e outros insumos. As palestras serão sobre temas de interesse imediato dos agricultores, indo do emprego de tecnologias, novas variedades até cenários do mercado do agronegócio, esta última ao encargo da Ocepar. Uma dinâmica de máquinas também será realizada durante o Dia de Campo C.Vale.

Conteúdos Relacionados