CULTURA: Encontro reúne 350 coralistas de cooperativas em Maringá

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Praticar a cooperação, por meio da música, conectando vozes e corações. Com este objetivo, 350 coralistas se reuniram no auditório da Uningá, em Maringá, no último sábado (27/04), para o II Encontro de Corais Cooperativistas. O evento é uma promoção do Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), e teve, nesta edição, a cooperativa de crédito Sicredi Dexis, como anfitriã.

Repertório - Os oito corais inscritos no evento apresentaram um repertório variado, abrangendo desde MPB, clássicos do rock, temas de novelas, composições próprias e até versões de grandes sucessos do grupo sueco ABBA, com o toque especial dos coralistas, já que as músicas foram cantadas em alemão.

Promoção - “Este encontro é um evento diferente e é uma satisfação muito grande realizá-lo. A música conecta pessoas”, disse o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche. Ele ressaltou ainda o fato da música contribuir para desestressar e extravasar sentimentos. “As pessoas hoje têm uma rotina muito atribulada, e isso vem se intensificando por conta das atividades profissionais e de muitos outros fatores. E a música é uma forma de sair desta rotina e de se conectar com outras pessoas. Por isso, por meio desse encontro de corais, queremos mostrar que o Sescoop/PR entende a importância da música na vida das pessoas e apoia iniciativas das cooperativas que buscam inserir esse tipo de atividade na rotina de seus funcionários”, afirmou.

Anfitriã - O presidente da Sicredi Dexis e diretor da Ocepar, Wellington Ferreira, também manifestou sua alegria com a promoção do Encontro de Corais, ao dizer que a cooperativa da que faz parte se sentiu honrada em receber os coralistas cooperativistas. “Estamos muito felizes em sediar um evento deste porte e com essa característica. E parabenizo o Sistema Ocepar, que está na liderança dessa ação”, frisou. Ele também destacou o orgulho e o carinho especial da Sicredi Dexis com o seu coral, o Vozes da Inclusão, que na tarde de sábado abriu o evento com a música Alegria de Conectar, uma composição própria dos coralistas e que ressalta que, por meio da música a música integra, acolhe. “A música nos inspira a nos comunicar. A música nos inspira a nos conetectar”, diz a canção, cujo arranjo é Mariana Hammerer (regente do coral e Diego Contiero. O grupo começou e encerrou sua apresentação em grande estilo, com a canção Baba Yetu, música composta por Christopher Tin e cuja letra é uma tradução do Swahlli (idioma africano) do Pai Nosso. 

Praticando a cooperação - A coordenadora de Cooperativismo do Sescoop/PR, Eliane Goulart Festa, lembrou que este evento foi criado por solicitação das cooperativas. “É um evento que nos deixa muito felizes em organizar, porque envolve música e música é integração. Estamos aqui cantando e praticando o cooperativismo, em sua essência, porque cooperar é somar. E o coral é o resultado da soma das vozes de cada um, e cujo resultado é coletivo”, ressaltou. 

Corais - Participaram desta edição os seguintes corais:

- Vozes da Inclusão Sicredi Dexis, com a regência de Mariana Hammerer, e apresentações das músicas: Alegria de Conectar, Luar do Sertão e Baba Yetu.

- Coral Cocamar, regência de Regina Lopes, e apresentações das músicas: Canção de Grupo Boa Livre, Canção de Almir Rogério, e temas de novelas (medley).

- Coral Sicoob Arenito, regência de Márcia Muraro, e apresentações das músicas: medley nos bailes da vida, Dias Melhores e Maria, Maria.

- Grupo Amizade e Coral Suábio, regências de Karin Kupas e Tania Keller, apresentações das músicas: Fäaschtbänkler, Dias ABBA für immer, Ich will dich anbeten (vim para adorar), Canção de Amanda Mc Broom, Wahre Freundschaft, Zottelmarsch.

- Coral Sicoob Metropolitano Paranavaí, regência de Ester Cristina Back, apresentações das músicas: Magnificat – Cânone, Uirapurú (Lenda da Amazônia), e O que é, o que é/ Isto aqui, o que é?

- Coral Sistema Ocepar, com regência de João Pedro Schimidt, e apresentações das músicas: Suspicious Mind, Metamorfose Ambulante, e Anunciação.

- Coral Sicoob Meridional e Coral Sicoob Caminho de Luz, com a regência de Rosângela Clivat, e apresentações das músicas: Ai que saúde d’ce, A flor e o beija flor, Vontade de sair pra rua,

Apresentações solos - Também fizeram apresentações solos os cantores:  Alisson Festa e Mariana Baltazar (analista técnico do Sescoop/PR, João Pedro Schimidt e Clara Jansson, e Wellington Martins (agente de desenvolvimento cooperativo da Cocamar).  

Música cooperativa - Para encerrar o encontro, a exemplo da primeira edição, foi realizada uma atividade colaborativa, em que, sem ensaio prévio, os coralistas uniram suas vozes numa mesma canção. Este ano,  os 350 coralistas foram divididos em naipes e interpretaram a ciranda Quando a Morena. A atividade teve como regente Rosangela Clivati, profissional com vasta experiência na área musical e que atua como regente de sete corais na região desete corais na região de Toledo, Ouro Verde e Marechal Cândido Rondon.

 

Conteúdos Relacionados