Coprossel lança a 13ª edição do Programa Desafio Soja 200+
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Na terça-feira passada (09/09), a Coprossel realizou o lançamento da 13ª edição do Programa Desafio Soja 200+, no auditório da sede, em Laranjeiras do Sul (PR). O evento reuniu produtores, empresas parceiras e o Departamento Técnico da cooperativa. Na ocasião, esteve presente o pesquisador Luiz Gustavo Floss, que compartilhou conhecimentos com foco em nutrição, arquitetura de plantas e equilíbrio para alcançar melhores resultados.
O Desafio Soja 200+ tem se consolidado como uma iniciativa de grande impacto para a agricultura regional, mostrando a cada edição que é possível obter altas produtividades com redução de custos.
Parcerias e evolução
O engenheiro agrônomo Jefferson Dias, gerente comercial da parceira Yara, destacou a satisfação em apoiar o projeto e a evolução da produtividade ao longo dos anos. “Uma satisfação estar novamente com a Coprossel. Agradecemos à diretoria, ao Marcio Dulnik e Marcionei, a todo o time de agrônomos e aos cooperados por mais uma vez nos permitirem trazer o professor Floss para contribuir com informações e tecnologias importantes.
O Programa Soja 200+ mostra claramente o quanto a produtividade evoluiu aqui na Coprossel desde o início do trabalho. Nós, como Yara, temos muito orgulho de participar, trazendo inovação, tecnologia, capacitação e suporte técnico em nutrição de plantas.
Tenho certeza de que esta nova etapa será mais um sucesso. Inclusive, comentamos nos bastidores que, diante dos resultados, logo o desafio poderá ser ampliado, quem sabe até para um ‘Soja 300+’. A Coprossel e seus produtores estão de parabéns pelo trabalho e conquistas.”
Avaliação técnica
O coordenador do Departamento Técnico da Coprossel, agrônomo Marcio Dulnik, também avaliou positivamente o evento e ressaltou a consistência dos resultados. “Muito positivo, porque hoje podemos destacar o trabalho do nosso departamento técnico. Desde 2013, quando iniciamos o programa, já aplicávamos manejos e práticas que hoje são discutidos amplamente nas plataformas digitais. Isso é gratificante, pois vemos o crescimento constante da produtividade dos nossos cooperados. Investimos pesado em treinamentos — são mais de 60 por ano — e em capacitações externas com pesquisadores. Esse investimento retorna em produtividade, em manejo sustentável do solo e em preparo para enfrentar adversidades climáticas”, afirmou.
“Recentemente, ficamos em 11º lugar no ranking nacional e em 2º no estadual no Desafio CESB. Isso só foi possível graças ao acompanhamento técnico e ao comprometimento dos produtores.
Não existe receita pronta para colher mais de 200 sacas por alqueire. Cada resultado é fruto de planejamento, manejo e dedicação, adequados à realidade de cada cooperado. O importante é buscar evolução contínua. E os resultados têm mostrado que estamos no caminho certo”, complementou.
Desafio que inspira
O Desafio Soja 200+ da Coprossel já se tornou uma referência para a agricultura regional, estimulando os produtores a inovar, buscar eficiência e investir em conhecimento técnico. Com apoio de parceiros estratégicos e a dedicação do Departamento Técnico, a cooperativa reafirma seu compromisso em levar ao campo produtividade sustentável, tecnologia e competitividade para seus cooperados.
Histórico dos Vencedores – Programa Desafio Soja 200+ da Coprossel
1ª Edição – Safra 2013/2014
-
Campeão: Leomar Monareto (Porto Barreiro) – 219,67 sc/alq.
2ª Edição – Safra 2014/2015
-
Campeões: Eder e Leandro Lago (Porto Barreiro) – 206,30 sc/alq.
3ª Edição – Safra 2015/2016
-
Campeões: Leandro e Eder Lago (Porto Barreiro) – 228,00 sc/alq.
4ª Edição – Safra 2016/2017
-
Campeões: Família Palaoro (Porto Barreiro) – 236,37 sc/alq.
(In memoriam: Inácio Palaoro)
5ª Edição – Safra 2017/2018
-
Campeão: Adilson Palaoro (Porto Barreiro) – 241,18 sc/alq.
6ª Edição – Safra 2018/2019
-
Campeão: Nelson Lima – 243,66 sc/alq.
7ª Edição – Safra 2019/2020
-
Campeão: Adilson Palaoro – 263,55 sc/alq.
8ª Edição – Safra 2020/2021
-
Campeões: Eder e Leandro Lago – Cultivar BMX Zeus – 244,80 sc/alq.
9ª Edição – Safra 2021/2022
-
Campeões: Alceu, Ricardo e Rafael Lago – 247,94 sc/alq.
10ª Edição – Safra 2022/2023
-
Campeão: Adilson Palaoro (Porto Barreiro) – Cultivar BMX Zeus – 272,29 sc/alq.
11ª Edição – Safra 2023/2024
-
Campeões: Saulo e Leandro Machado (Fazenda Santa Rita) – Cultivar Brasmax Zeus – 272,56 sc/alq.
12ª Edição – Safra 2024/2025
-
Campeões: Saulo e Leandro Machado (Fazenda Machado – Porto Barreiro/PR) – Cultivar Brasmax Zeus – 282,13 sc/alq.
(Assessoria de Imprensa Coprossel)