COPAGRIL II: Seminário Anual de Produtores de Aves reúne 300 participantes

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Cooperativa Agroindustrial Copagril realizou, na última sexta-feira (31/08), o Seminário Anual de Produtores de Aves. O evento reuniu cerca de 300 pessoas, entre associados, familiares e funcionários das granjas. Quatro palestras sobre assuntos de grande relevância para a atividade compuseram a programação.

Atividade - Inicialmente, o diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla, apresentou os números da atividade na cooperativa e chamou a atenção dos produtores para o momento em que a avicultura vem passando, onde a exemplo de outras empresas e cooperativas do Brasil, o setor avícola da Copagril já está trabalhando no prejuízo. Mas Chapla tranquilizou os associados, informando que a cooperativa possui capital para esse tipo de situação e aproveitou para reforçar a importância de se trabalhar em cooperativa, tendo em vista que em outras regiões do país, produtores que não trabalham em cooperativa estão enfrentando dificuldades extremas e não têm onde buscar apoio. “A Copagril vem enfrentando a situação de forma estável e desta forma, não existe a necessidade de se tomar medidas drásticas.  De momento, vamos seguir a orientação da União Brasileira de Avicultura e reduzir a produção em 10%, o que, automaticamente, reflete na redução do alojamento e isso não estamos fazendo de forma gradativa”, ressalta.

Palestras - O representante da Copel, Orestes Pinto Junior, que é técnico em segurança do trabalho, abordou um tema de extrema relevância em qualquer atividade, mas que na atividade avícola requer uma atenção especial: diante de exemplos de acidentes gravíssimos, onde 100% dos casos resultaram em mortes de pessoas, ficou claro aos produtores e demais presentes na palestra que a prevenção de acidentes com energia elétrica é a única forma de reduzir essas estatísticas.

Manejo integrado - Na segunda palestra da tarde, o médico veterinário Ubirajara de Oliveira, que atua há mais de 30 anos na atividade avícola, falou sobre “Manejo Integrado na Criação de Frangos de Corte”, onde o foco foi orientar os produtores sobre ações rotineiras que podem resultar em maior rentabilidade e lucratividade na propriedade.

Destinação de carcaças - Seguindo o cronograma, o médico veterinário responsável pela unidade da Adapar (Agência de Defera Agropecuária do Paraná) em Marechal Cândido Rondon, Nilson de Freitas Gouveia, falou sobre a “Destinação das carcaças de animais mortos na propriedade”, exemplificando inúmeros problemas resultantes do não cumprimento das leis relacionadas à forma correta de destinar os animais que morrem na propriedade.     Para encerrar o ciclo de palestras, Luiz Otávio Roberto, da Nutron Alimentos, abordou o tema “Biosseguridade na avicultura, riscos eminentes”, onde o produtor foi orientado sobre ações do cotidiano na atividade, que são de grande importância, como o controle de roedores, manejo adequado das camas de aviário, utilização do programa 5S, entre outros.

Reconhecimento - A Copagril tem como princípio incentivar o produtor através da sua valorização e por isso, mais uma vez, realizou a premiação das melhores propriedades em Qualidade e os Melhores Produtores em Índice de Eficiência Produtiva Média.    As propriedades da atividade avícola foram auditadas por profissionais e de acordo com o relatório de produtividade dos últimos 12 meses, foram premiadas.

Na categoria Qualidade na Propriedade, foram premiados:

1º Vânia e Valério Dassoler, de Pato Bragado

2º Rovane Leindecker e Dirceu Anderle, de Margarida

Na categoria Índice de Eficiência Produtiva Média:

1º Vânia e Valério Dassoler, de Pato Bragado

2º Ivanete e Vilmar Krenchiski, de Pato Bragado

Sorteio - Ao final do evento, todos os associados presentes participaram do sorteio de diversos prêmios, incluindo uma televisão de Led 32’, além de levarem para casa um kit de produtos Copagril. (Imprensa Copagril)

{gallery}noticias/2012/setembro/03/copagril_II/{/gallery}

Conteúdos Relacionados