COPACOL: Mais de 50% do milho na região da cooperativa já foi colhido

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Copacol 30 07 2012 MG 6015SmallOs produtores da área de atuação da Copacol estão a campo realizando uma das maiores colheitas do milho safrinha nos últimos anos. Nesta semana, apesar da chuva registrada na quarta-feira (25/07), a colheita chegou a aproximadamente 50% na média geral, tendo em vista que na região de Universo, Goioerê e Formosa do Oeste a colheita está mais adiantada.

Produtividade - A boa produtividade é resultado das boas condições climáticas registradas no período do ciclo da planta, onde o clima foi chuvoso e sem ocorrências de geadas proporcionaram uma boa produção com média acima das 200 sacas por alqueire. Outro fator que contribui para com a boa produção são as orientações repassadas pelo departamento Técnico da Cooperativa no dia a dia a campo, mas também nos eventos técnicos, como os dias de campo e o tecnosafrinha, além do plantio dos híbridos adequados para cada tipo de solo e época de plantio.

Recebimento - A Copacol que trabalha com estimativa de recebimento de 7.300.000 (sete milhões e trezentas mil) sacas e diante do grande volume esperado se preparou para receber a produção com investimentos nas Unidades de recebimento, nas balanças, secadores, moegas entre outros equipamentos para agilizar o recebimento e ao mesmo tempo facilitar a colheita ao produtor. De acordo com o supervisor do departamento técnico da Copacol em Cafelândia, Jocimar Botoluzzi, o excesso de chuva registrado nos meses de maio e junho prejudicou a cultura.

Produção e preço - Segundo ele, no início da colheita, parte da produção estava com grãos ardidos e as lavouras que estão sendo colhidas agora, principalmente os híbridos considerados mais precoces, foram prejudicados com doenças radiculares. “Mesmo apesar de alguns fatores adversos, estamos a campo colhendo uma das melhores safrinhas de milho dos últimos anos. Tanto produção como o preço são estimulantes e motiva o produtor a continuar investindo no plantio de milho”, explica Jocimar. Ele lembra que todo o milho produzido pelos produtores é destinado as fábricas de rações da cooperativa, que processa toda a matéria prima que é transformada em ração para a produção animal, como aves, peixes, suínos e bovinos. (Imprensa Copacol)

Conteúdos Relacionados