COOPERTRADIÇÃO: Tarde em CooperAção é realizada em parceria com a Fadep

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

IMG 4761Atualmente as mulheres ocupam posições de liderança tanto nas empresas como na sociedade, principalmente na família, e são visivelmente formadoras de opinião. E, como a Coopertradição sempre esteve associada à família, ao convívio social e aos princípios de igualdade criou o projeto CooperAção em Saúde para a Família Rural, com o objetivo de despertar nas mulheres cooperadas a sensibilidade para os cuidados com a saúde agindo preventivamente e buscando uma constante qualidade de vida.

Evento - A quarta Tarde em CooperAção, realizada por meio do projeto e em parceria com a Fadep e com o Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná), aconteceu no último dia 05 de junho, no anfiteatro da Fadep, com a participação das mulheres cooperadas dos municípios de Clevelândia, Pato Branco, Palma Sola e Campo Erê.

Importância - A gerente de crédito e cadastro da Coopertradição e idealizadora do projeto, Mareli Neitzke, destacou a importância da mulher na sociedade. “Quando realizamos a primeira Tarde em CooperAção, percebemos a importância do projeto para as produtoras rurais e para a cooperativa. Hoje, a mulher participa ativamente da atividade agrícola, da família e da economia das propriedades e, por esse motivo, o projeto CooperAção em Saúde para a Família Rural, foi algo pensado especialmente para as mulheres cooperadas”, enfatizou.

Aproximação e integração - O projeto surgiu da necessidade de aproximar e integrar as cooperadas à cooperativa, através do trabalho social. De acordo com a gerente de recursos humanos, Simone Tedesco, o projeto estimula a participação da mulher visando à formação de um quadro social unido, onde a mulher exerça a liderança e opine em todas as ações da Cooperativa.

Palestras - A Tarde em CooperAção ofertou às cooperadas três palestras sobre as fases hormonais da mulher dos pontos de vista psicológico, nutricional e farmacológico, com os professores da Fadep, Russélia Godoy, Gabriela Bennemann e Clóvis Luciano Giacomet, e uma palestra, com o ginecologista e obstetra, Igor Chiminácio, que falou sobre a mulher e as fases da maturidade: climatério e menopausa.

Maturidade - Na palestra ministrada pela professora Russélia, o tema abordado foi "A fase de maturidade do ponto de vista psicológico", onde em sua fala, Russélia abordou como as mudanças físicas repercutem na forma como a mulher se vê e se sente nesta fase da vida. “Procurei discutir as transições familiares comuns desta fase, como a saída dos filhos de casa, a chegada dos netos e a necessidade de cuidar dos próprios pais. Estas mudanças físicas e familiares, mesmo quando são esperadas ou desejadas, se configuram como um momento de crise, já que rompe com o aparente equilíbrio vivido até então”, salientou.

Redescoberta - Segundo a professora, a mulher precisa redescobrir quem ela é, e encontrar outras fontes de satisfação, inclusive retomar antigos planos que abriu mão em prol dos cuidados com os filhos. Russélia destacou ainda a importância do projeto para a melhoria da qualidade de vida das mulheres. “É importante discutir estes temas, para que assim as mulheres percebam que as fases de transição são momentos que proporcionam crescimento pessoal e bem-estar”, completou.

Coquetel - Ao final da tarde, as produtoras foram recepcionadas na cantina da Fadep para um delicioso coquetel, que possibilitou, ainda mais, a integração, a diversão e o conhecimento do espírito cooperativista pelas mulheres. (Imprensa Coopertradição)

Conteúdos Relacionados