COOPERMIBRA: Mancha Branca lidera estatística de doenças do milho

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Mancha Branca, ou Mancha de Phaeospharia é, até o momento, a doença com maior índice de presença nas lavouras de milho que foram analisadas pela equipe do Projeto de Doenças Foliares do Milho que está sendo realizado pela Coopermibra em parceria com a Faculdade Integrado de Campo Mourão.

Seca - A estiagem que atingiu as principais regiões produtoras do Paraná, também impediu a proliferação de muitas doenças. Mesmo assim, os índices que serão levantados até o final da segunda safra de milho terão um importante papel na formação do banco de dados que a Cooperativa pretende compor, a fim de ajudar seus associados. "Nosso objetivo é fazer um mapeamento completo sobre a ocorrência das principais doenças que atacam a cultura e, com isso, orientar o produtor sobre as melhores estratégias de controle", explica o supervisor de agronegócios da Coopermibra, engenheiro agrônomo Carlos Roberto Praisler.

SAD - Dos casos registrados no SAD - Sistema de Apoio a Diagnose (www.programadiagnose.com.br), até a manhã de ontem, 25,53% eram referentes a Mancha Branca, ou Mancha de Phaeospharia. Em segundo lugar com 22,98% das ocorrências estava a Ferrugem Comum. Na sequência aparecem a Helmintosporiose Comum com 18,30% e a Cercosporiose com 13,62%, dos casos. No levantamento foram registradas ainda doenças como a Ferrugem Polissora, a Antracnose e a Diplodia. Praisler explica que com essas informações e dados que serão coletados em safras vindouras, será possível saber, por exemplo, qual a doença que mais atacou, qual região foi mais afetada, em que período da safra houve maior registro de casos, quais eram as condições climáticas do período e muitos outros detalhes da cultura em cada safra.

Sanidade - As análises do Projeto de Doenças Foliares do Milho atendem gratuitamente os produtores das áreas de atuação da Coopermibra, que compreendem as regiões: Central, Vale do Ivaí, Norte, Centro-Oeste e Noroeste do Paraná.  Esse trabalho faz parte do Diagnose, um extraordinário programa de sanidade para culturas de soja, milho e trigo, que é desenvolvido pela Coopermibra e pela Faculdade Integrado de Campo Mourão.

Meta - A principal meta do Diagnose é a identificação dos agentes que causam interferências na rentabilidade da lavoura e a orientação para o controle com eficácia dos mesmos, de forma econômica e sustentável. Sua implementação está sendo feita com o desenvolvimento de ações estratégicas em seis subprogramas de: Doenças, Pragas, Plantas Daninhas, Nutrição de Plantas, Gestão Agrícola e Inovações Tecnológicas. (Texto e fotos: Imprensa Coopermibra)

Conteúdos Relacionados