Featured

Cooperlíder Jovem reúne, em Curitiba, mais de 400 lideranças cooperativistas

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 2

O 32º Encontro Cooperlíder jovem foi aberto na noite desta terça-feira (30/07), em Curitiba, pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e pelo presidente da cooperativa anfitriã, Bom Jesus, que tem sede na Lapa, Luiz Roberto Baggio, que também preside a Sicredi Integração PR/SC. O evento, que acontece no auditório principal do Campus da Indústria do Sistema Fiep, reúne mais de 400 lideranças jovens de 20 cooperativas dos ramos agro e crédito do Paraná.

Na abertura, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, ressaltou que o sistema cooperativista incentiva a participação dos jovens há mais de três décadas. Ele destacou que muitas cooperativas realizam um excelente trabalho, servindo de modelo para outros estados. Ricken compartilhou um pouco de sua trajetória com os jovens presentes, começando por sua experiência em um colégio agrícola, em Guarapuava, na década de 1970.

“Lembro quando um professor entrou na sala de aula com uma pilha de apostilas e nos convidou a participar de um estudo sobre cooperativismo. Essas apostilas eram assinadas pela Acarpa, hoje IDR-PR, pelo Incra e pela Ocepar/Assocep. Foi a partir daí que comecei a me interessar pelo cooperativismo, onde acabei seguindo carreira e hoje estou presidente da principal entidade do setor no Paraná”, relatou.

Desafio 

Ricken desafiou os jovens a olharem para o futuro. “Qual é o seu plano de voo para deixar seu legado?”, indagou. “Pensem no que vocês fazem, nas suas qualidades; isso é o que vai permitir que vocês cresçam e sejam felizes. Se perceberem que há mais coisas boas do que negativas, isso será benéfico para o mundo, para vocês e para aqueles que os cercam.” Ele concluiu sua fala com uma mensagem inspiradora: “Lembrem-se sempre, sozinho podemos ir mais rápido, mas juntos vamos mais longe e com mais segurança. O futuro está aqui, hoje, na sua frente. Aproveitem!”

O presidente da cooperativa anfitriã, Luiz Roberto Baggio, destacou seu orgulho em fazer parte da terceira geração de produtores rurais na Lapa e ser cooperado da Bom Jesus. "Meu avô foi fundador da Bom Jesus e hoje tenho o privilégio de presidi-la. Tenho muito orgulho deste legado e sei da minha responsabilidade em dar continuidade", comentou.

Cooperativismo

Baggio enfatizou a importância do cooperativismo, que precisa não apenas de pessoas ou sócios, mas também de grupos organizados. "Precisamos de grupos como o Cooperlíder, o grupo de mulheres e tantos outros que contribuam para o desenvolvimento do setor. Observando o mercado e o momento atual, percebemos a necessidade de pessoas engajadas”, disse.

Para ele, “os jovens precisam estar atualizados, inclusive sobre o movimento cooperativista na nossa região, no estado e no Brasil. Só assim iremos propagar a filosofia da cooperação com uma comunicação assertiva. O movimento cooperativista conta com você. As lideranças surgem dos grupos organizados. Precisamos estar alinhados, pois o mundo carece de novas lideranças. Este movimento, estruturado há muitos anos pela Ocepar, está dando resultados e aponta que estamos no caminho certo", frisou ele.

Para Baggio, esta organização do sistema tem como exemplo de bons resultados nos últimos anos, a participação política. “O trabalho que vem sendo realizado está dando resultados, nas últimas eleições elegemos uma bancada comprometida com o cooperativismo e que integram a Frente Parlamentar do Cooperativismo, mas as principais mudanças acontecerão mais à frente, com participação de vocês”, comentou o dirigente.

Doutor Agro

Logo após a abertura, o professor Marcos Fava Neves, conhecido como Doutor Agro, falou aos presentes sobre o “O legado jovem”. “O Brasil conseguirá se desenvolver, gerando e distribuindo renda, criando oportunidades às pessoas pelo agro. A fazenda, a indústria de alimentos, de bioenergia e o restaurante do mundo. Tudo isso depende muito das escolhas de vida de todos os jovens que atuam no setor, especialmente no que diz respeito à sucessão na propriedade”.

Durante uma hora, Fava Neves deu várias dicas aos jovens, especialmente sobre a experiência de vida dele durante sua juventude. No final da palestra ele destacou 10 características importantes que devem ter os jovens agro cooperativistas:

1. SINTONIZADO

Fique atento ao microambiente (política, economia, sociocultural e tecnologia), lendo, assistindo prestando atenção e ouvindo. Desenvolva uma visão global, com sensibilidade cultural.

2. SIMPLES

Aprenda a simplificar as coisas, sendo prático, procurando soluções básicas e mais rápidas e resolvendo os problemas que surgem.

3. ADAPTATIVO

É importante a capacidade de se adaptar em um ambiente em rápida mudança e estar preparado para gerenciar crises.

4. INOVADOR

Inove e crie negócios próprios, soluções próprias, diferenciando-se, afastando-se do básico. Desenvolva suas habilidades nas tecnologias disponíveis e esteja conectado no ambiente tecnológico.

5. INVESTIDOR

Nunca pare de estudar, sempre progredindo e desejando aprender. Nunca se acomode.

6. RELACIONADO

Melhore a capacidade de se relacionar com os outros, de formar equipes, trabalhar em grupos e compartilhar conhecimentos e soluções. Respeite as diferenças e aloque as pessoas em suas melhores posições. Motive e exercite a capacidade de liderança.

7. AMPLA VISÃO

Dê opiniões e respeite opiniões diferentes, tenha bons argumentos e pense também por que as opiniões são diferentes. Leia editoriais, artigos de opinião e aprenda sempre a ver os fatos com lentes diferentes, equilibrando os pontos e argumentos.

8. SONHADOR

Continue sonhando que as metas, resultados e desejos serão possíveis. Procure por mais, por excelência, deseje mais. Pessoas que não sonham também tendem a se acomodar.

9. DIRECIONADO PARA RESULTADOS

Um bom profissional precisa entregar resultados. A disciplina pessoal é importante, gerenciando a cabeça, a saúde e a felicidade. Desenvolva uma paixão pelo planejamento e mensuração de resultados eficientes, estando presente e disponível.

10. COMUNICATIVO

Não falar demais e vender a si mesmo, mas mostrar o que está sendo alcançado e buscando equilíbrio e elegância para compartilhar com a equipe as principais realizações. Entenda e use as formas de comunicação digitais, usando animações e outros aspectos visuais (vídeos, mensagens e outros).

Privilégi

Para as integrantes do grupo de jovens da cooperativa Bom Jesus, Camille Belniacki e Adhuany Trajanowski, ambas com 20 anos, participar do Cooperlíder é um privilégio enorme. Camille, estudante de Agronomia e Tecnologia do Agronegócio residente em Quitandinha, destacou: "Aqui, além de aprender mais sobre cooperativismo, podemos trocar experiências com participantes de outras cooperativas. Trabalho na lavoura com meus pais desde pequena e desenvolvi uma paixão pelo setor. Hoje, estudo Agronomia para continuar gerindo a propriedade e ser cooperada da Bom Jesus."

Adhuany, estudante de Biomedicina e a mais velha de três irmãs, mesmo tendo escolhido a área da saúde, também compartilha esse entusiasmo. "Sempre trabalhei com meus pais e estou incentivando minhas duas irmãs a gostarem do trabalho no campo. Uma delas já estuda no Colégio Agrícola e deseja continuar na propriedade após o curso. A mais nova ainda não decidiu, mas sempre converso com ela sobre o que aprendo nesses eventos promovidos pela Ocepar," comentou.

Diferencial

Já Suzana Knapp, também filha de produtores rurais e que um dia participou como jovem do movimento cooperativista, hoje é funcionária da cooperativa Lar e reponde pela assessoria de Ação Educativa da Lar, responsável pelo quadro social. ““Eventos como este são um diferencial na vida dos jovens. Tudo começa na raiz, onde ele faz parte da base da vida da cooperativa. Por isso, esta oportunidade dele participar do Cooperlíder estadual como este encontro, oportuniza que ele possa abrir seus olhos, sua mente para tudo que acontece em sua volta e também poder compartilhar suas experiências com outros jovens, de cooperativas diferentes. Esta troca é muito rica”, afirma.

Suzana deixa um recado aos jovens que participam do evento: “valorize sua cooperativa, o sistema que os representa, que é maravilhoso e que dá muitas oportunidades para o conhecimento e crescimento, não só para os produtores, mas de sua família. Estude muito, aprenda sem medo de errar, vá em busca do aperfeiçoamento constante, pois já passou o tempo de que se não estudo, vou ficar no campo, pelo contrário, para ficar na lavoura é preciso muito conhecimento”.

Mais

O evento prossegue nesta quarta-feira (31/07), com uma apresentação especial dos  Os Mentalistas que irão abordar sobre “Escolhas conscientes”. Haverá ainda um Talk Show com os jovens, palestra com Mariely Biff, sobre “Sucessão e legado”, além das atividades “Música Cooperativa” e cultural.

Clique na imagem e acesse as fotos do evento publicadas  no Flickr 

 

Cooperlíder Jovem 2024

Conteúdos Relacionados