Cooperativismo brasileiro perde Rui Polidoro
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 1
Faleceu neste domingo (26/01), aos 85 anos no Hospital da Unimed, o líder cooperativista, advogado e professor, Rui Polidoro Pinto. Natural de Santa Bárbara do Sul, no Rio Grande do Sul, ele residia atualmente em Ijuí (RS). Durante sua trajetória profissional, ocupou o cargo de vice-presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), presidiu por muitos anos a Federação das Cooperativas Tritícolas do Rio Grande do Sul (Fecotrigo) e a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS).
Representou o setor cooperativista junto ao Ministério da Agricultura, no comandando a Câmara Setorial das Cadeias Produtivas de Culturas de Inverno. Foi conselheiro de entidades como Embrapa Trigo, Apromilho, Fepagro, Fundacep e Emater, sempre com foco na promoção do cooperativismo e do desenvolvimento agrícola.
Trajetória
Com uma trajetória marcada por ações estratégicas, Polidoro teve uma participação ativa durante a construção do Programa de Revitalização de Cooperativas de Produção Agropecuária (Recoop) e na criação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).
Por diversas vezes veio ao Paraná, participar de eventos e reuniões promovidas pelo Sistema Ocepar. Para o presidente da entidade, José Roberto Ricken, “o cooperativismo brasileiro perde alguém que muito contribuiu para o desenvolvimento do setor. Todas as vezes que era convidado, Polidoro sempre estava aqui no Paraná, dando suas opiniões sensatas e propondo ações para ajudar no desenvolvimento do agronegócio. Lamentamos sua morte”, comentou.
Velório
O velório acontece deste às 19h, de domingo, na Capela Funerária Lupatini, em Assis Brasil. Às 13h desta segunda-feira, o corpo será transladado para Santa Bárbara, sua terra natal, onde será realizada uma celebração religiosa no Cemitério Municipal (Comunicação Sistema Ocepar).