Cooperativas paranaenses conhecem o projeto “De Homem para Homem”
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O projeto “De Homem para Homem” tem como objetivo aumentar as ações de conscientização masculina no combate à violência contra a mulher no Paraná. A medida prevê uma série de palestras e ações educativas em órgãos públicos, cooperativas, empresas e instituições de ensino com o objetivo de evitar crimes contra mulheres. As palestras serão ministradas por delegados e policiais militares e tratarão dos direitos das mulheres, das tipificações penais dos crimes contra mulheres e do papel fundamental que os homens têm no engajamento de discussões como estas.
Para que as cooperativas paranaenses pudessem conhecer melhor o projeto, foi realizada, na sexta-feira (08/11), uma videoconferência com a participação do coordenador do Programa Mulher Segura, delegado Leonardo Bueno Carneiro, do superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, da coordenadora de Relações Institucionais da Ocepar, Daniely Andressa da Silva, e de representantes de diversas cooperativas do estado.
Leonardo Carneiro explicou que essas ações integram a Operação Mulher Segura, da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), que já trabalha para reprimir crimes contra mulheres e realiza ações de suporte às vítimas. No entanto, o objetivo “De Homem para Homem” se soma a estas ações, intensificando medidas de prevenção das ocorrências e conscientização daqueles que, em geral, são os potenciais autores dos crimes.
A ideia é de que as palestras reúnam apenas homens, para que os participantes possam se sentir à vontade para tirar qualquer dúvida com os palestrantes e que o assunto possa ser discutido sem tabus.
As ações também apresentam vídeos com depoimentos de parentes de vítimas e condenados pelo crime de feminicídio, com o objetivo de mostrar o impacto da violência contra a mulher nas famílias e na sociedade em geral.
O projeto vai atuar tanto na conscientização interna de órgãos do Estado, como em empresas, sindicatos, instituições de ensino e cooperativas. “Estamos buscando parcerias principalmente em ambientes em que culturalmente predomina o público masculino, como clubes de futebol, grupos de motociclistas, maçonaria, entre outros”, disse o coordenador. Desde que esta iniciativa foi lançada, já foram mobilizadas mais de 45 mil pessoas, com 126 palestras em todo o estado e com a participação de 14.624 homens.
As cooperativas interessadas em realizar essas palestras, podem entrar em contato pelo e-mail: