COOPERATIVAS DE CONSUMO SÃO SUCESSO NA ITÁLIA

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A Associação Nacional de Cooperativas de Consumidores da Itália calcula que 15% das famílias italianas são integrantes das cooperativas de consumo, hoje espalhadas por quase todo o país, através de pequenas lojas, mercados médios e hipermercados. As cooperativas que integram a Associação Nacional são 180, com um total de 1.270 pontos de venda e 4,7 milhões de sócios. Os empregados somam 42 mil pessoas, 63% dos quais do sexo feminino. A organização, que adota o símbolo Coop ? Cooperação de Consumidores, é a maior organização italiana de consumidores.

O que distingue as cooperativas ? A página da Coop na Internet, no endereço www.coop.it, mostra aos cidadãos que as cooperativas ?são organizações econômicas criadas por e para os consumidores com a finalidade de obter melhor preço, qualidade, serviço e informação verdadeira. O consumidor integra-se no projeto cooperativo como sócio consumidor e isso dá-lhe o direito de estar representado na direção e no conselho fiscal da cooperativa e na sua assembléia geral?. São, ainda, as primeiras organizações de consumidores que apareceram na Europa e exercem a função de representação e de defesa dos interesses do consumidor tanto em nível nacional, em todas os organismos onde as organizações de consumidores estão representadas, como no âmbito europeu?.

Qualidade, saúde e envolvimento comunitário ? As cooperativas de consumo dão grande destaque às ações voltadas à qualidade dos produtos, diretamente relacionada com a saúde e segurança dos consumidores, inclusive realizando análise específicas de produtos em laboratórios próprios. Como a prestação de serviços aos associados e demais clientes é fator importante para o sucesso das cooperativas, elas se dedicam a importante trabalho de informação e formação dos consumidores, repassando conhecimentos sobre nutrição, consumo, meio ambiente, segurança, economia doméstica e qualidade de vida. Cursos são promovidos para a população adulta, enquanto que alunos das escolas têm programas específicos de lazer e informação. ?Envolvem-se em iniciativas culturais e sociais locais, normalmente em colaboração com outras organizações locais. Consideram-se agentes de desenvolvimento local e criam postos de trabalho. Dão importância aos produtos locais?, afirma texto de divulgação da Coop. A participação em ações de apoio a grupos desfavorecidos, em projetos relacionados com países do Terceiro Mundo, também faz parte do programa de trabalho da Coop.

A evolução, desde 1854 ? A primeira cooperativa de consumidores da Itália nasceu em Torino, sob influência da cooperativa de consumidores de Rochdale, na Inglaterra. Nos anos 1900, antes da primeira Guerra Mundial, já existiam 2.255 cooperativas de consumidores. No entanto, o regime fascista perseguiu os sócios das cooperativas e seu líderes, destruindo as sedes dos mercados. O sistema revigorou após o fim da segunda Guerra Mundial, onde ?as novas cooperativas nasciam ao ritmo de uma dúzia por dia?. Em 1949 surgiu a Aliança Italiana Cooperativa de Consumidores (AICC), que em 1969 se tornaria Coop Itália, um consórcio regional. Hoje o sistema é moderno e atua desde em pequenas comunidades, através de mercados tradicionais, até internacionalmente. A ANCC (Associação Nacional de Cooperativas de Consumidores) é a organização central, à qual estão ligadas as associações distritais e regionais de cooperativas de consumidores. O consórcio Coop Itália é uma das organizações estratégicas do setor, voltado para a aquisição de produtos e política de marketing. A Coop Rodhia é resultado de um projeto de apoio da ANCC junto aos trabalhadores da Rhodia, assim como a Coop Obrera da Argentina. (Fonte: La Cooperazione di Consumatori ? Associazione Nazionale Cooperativa di Consumatori ? Biblioteca Ocepar).

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