Cooperado Capal conquista 1º lugar no Concurso de Silagem de Milho da Fundação ABC

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

capal 16 09 2024No 8º Show Tecnológico de Inverno, promovido dias 11 e 12 de setembro, a Fundação ABC promoveu a final da 15ª edição do Concurso de Silagem de Milho, que reconheceu excelência no manejo dessa técnica agropecuária e qualidade do produto para nutrição animal. O destaque do evento foi João Lorival dos Santos Baptista, cooperado da Capal, que conquistou o primeiro lugar na competição.

O concurso reuniu 269 inscrições das cooperativas Capal, Castrolanda, Frísia e Witmarsum, sendo composta por uma etapa em cada uma das cooperativas. A grande final ocorreu no dia 11 de setembro e reconheceu os melhores produtores de silagem de milho. Entre os inscritos, também se destacaram Johannes Wolter Strijker, da Castrolanda, vencedor em 2º lugar; Reinaldo Jorge Schmidt, da Frísia, em 3º lugar; e Luiz G. Fayzano Neto, da Witmarsum, em 4º lugar. Este é um marco importante para a Capal, que, pelo segundo ano consecutivo, leva o grande troféu transitório da competição.

Desafios e conquistas

O vencedor do concurso, João Lorival dos Santos Baptista, destacou a importância da assistência técnica e do trabalho em equipe para alcançar esse resultado. Segundo ele, a escolha do híbrido e o acompanhamento no momento da colheita foram decisivos. “Receber esse prêmio indica que estamos no caminho certo. Estamos fazendo um ótimo trabalho com a nossa equipe, nossos colaboradores que fazem a corte da silagem, tanto que conseguimos esse resultado. Buscamos melhorar cada dia mais e o prêmio é uma prova disso”, afirmou o produtor.

João também ressaltou os desafios enfrentados, como o clima no momento da colheita. “O principal desafio foi o clima. Quando fizemos essa silagem, enfrentamos a chuva na época da colheita, mas conseguimos encaixar numa curta janela que tivemos e realizar o corte, acertando o ponto da colheita”, comentou.

Para ele, o apoio da equipe técnica da Capal foi essencial. “A assistência técnica é fundamental para uma boa silagem, desde a escolha do híbrido junto com os agrônomos. Eles trazem as opções com base nos dados da Fundação ABC, mostrando quais híbridos têm melhor conversão alimentar, maior sanidade e o que se adapta melhor à região. Depois, a assistência pecuária nos orienta no ponto de colheita, tamanho de partículas, etc. Sem a assistência, não chegaríamos a uma silagem de qualidade como esta”, completou João. Por fim, ele deixou um conselho aos demais produtores. “Sempre que for produzir silagem, faça análise, mesmo que não seja para inscrever em um concurso. Isso ajuda a identificar onde melhorar. E também procure a assistência técnica. A Capal está aí para dar o suporte, junto aos dados da Fundação ABC.

A visão técnica

Para Taila Teixeira, técnica da área agrícola da Capal, a vitória foi resultado de uma combinação de fatores e decisões assertivas ao longo do ciclo de produção. “O que levou essa silagem a ser vencedora foi atingir os melhores resultados através do comprometimento e dedicação de uma equipe, englobando cooperado, área de pesquisa, empresa parceira e técnicos de nutrição e agrícola. Todo dia Deus nos concede o livre arbítrio, que é o poder de fazermos escolhas, e a vitória do João é a resposta de escolhas bem-feitas, desde o plantio, respeitando o ambiente, até a escolha do híbrido, adubação e condução da lavoura", destacou Taila.

Ela ainda completou: “sou muito grata por fazer parte desta vitória, e mais ainda pelo João ter confiado e seguido minhas orientações enquanto agrônoma.”

Já Franciele Firmino Carneiro, técnica da área de pecuária da Capal que também atende o ganhador do concurso, destacou a importância da silagem de milho na nutrição de vacas leiteiras de alta produção, ressaltando como a qualidade da silagem impacta o desempenho do rebanho. “A silagem de milho é uma das principais fontes de forragem na dieta das vacas leiteiras, contribuindo com energia e fibra. Características como o tamanho de partícula, digestibilidade e KPS são fatores que definem uma silagem de alta qualidade, e são aspectos avaliados no concurso da Fundação ABC", explicou Franciele. Ela também ressaltou o papel da assistência técnica ao longo de todo o processo.

“É visto que a produção de silagem possui muitos elos e para contribuir com nossos associados e agregar valor à sua produção. Nós, técnicos da Capal, estamos junto com os produtores desde o preparo do solo até o monitoramento e avaliação do ponto de colheita, sempre buscando melhorar o desempenho do rebanho e, consequentemente, a produção de leite.” (Assessoria de Imprensa Capal)

Conteúdos Relacionados