COOPER LÍDER I: Superação, protagonismo e gratidão, palavras que marcaram a 16ª edição do Encontro de Lideranças Femininas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Um dia especial para o cooperativismo paranaense. Assim pode ser definido o 16º Encontro de Lideranças Femininas Cooperativistas, o Cooper Líder Feminino, promovido pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR), na última sexta-feira (07/05), e que teve como anfitriã a Sicredi Campos Gerais PR/SP, de Ponta Grossa. Mais de 500 pessoas acompanharam a transmissão ao vivo pelo canal do Sistema Ocepar no Youtube, a TV Paraná Cooperativo. O evento teve como atrações palestra com a atriz Denise Fraga, apresentação da cooperativa anfitriã, histórias de superação de cooperadas da Coprossel, Unimed Curitiba, Cocari e Copacol, e show do grupo sertanejo Barra da Saia.

Superação – Ao abrir o evento, o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, relembrou a primeira edição do Encontro de Lideranças Femininas, em 2004, e que teve a Copacol como anfitriã. “Foi muito marcante exatamente em função da superação. Um dia antes, uma forte chuva afetou o município de Cafelândia, onde evento seria realizado. Mas a Copacol, conseguiu se superar e promover um belo evento”, contou.

Protagonismo - Boesche destacou também o protagonismo feminino no cooperativismo paranaense.  “As mulheres direcionam o meio em que elas estão inseridas. Elas estão preparadas para assumir sua função na sociedade. E, se olharmos para o cooperativismo, podemos ver o grande potencial de crescimento, pois temos apenas 226 mulheres em cargos de lideranças e apenas 10 presidentes, no entanto 33% do quadro social das cooperativas é composto por mulheres e 38% do quadro funcional também. Vocês estão convidadas a cada vez mais a ocupar seu espaço porque vocês são importantes para tornar o mundo mais humano”, disse.

Organização - Já a mensagem do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, focou na organização das mulheres em torno do cooperativismo e do quanto a participação das dirigentes incentiva a participação ativa de outras mulheres. Ricken também destacou que o tema do evento “superação” é oportuno para o momento que estamos vivendo. “É um período de angústia e de incerteza e que temos que aprender a superar para nos tornar uma pessoa vencedora. A pandemia foi algo inesperado, exigiu a paralisação de inúmeras atividades, causou prejuízos para muitas famílias. O cooperativismo não teve a opção de parar, porque todas as atividades que realizamos são essenciais. O ramo agropecuário na produção de alimentos, o transporte para que esses alimentos cheguem até o consumidor, o crédito, a educação, a infraestrutura e a saúde, nossos heróis do momento. Nenhum ramo do cooperativismo parou durante a pandemia, deixando de cumprir com sua missão que é estar ao lado do cooperado e zelar pelo bem das comunidades em que estamos inseridos”, disse. 

Gratidão - Para a gerente de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, Maria Emília Pereira Lima, a realização do Cooper Líder Feminino deste ano pode ser resumida em uma palavra: gratidão. Em sua participação, ela aproveitou para anunciar a cooperativa anfitriã do Cooper Líder Feminino 2022: a Agrária, sediada em Entre Rios, Distrito de Guarapuava. 

Clique aqui para ouvir entrevista com o superintendente Leonardo Boesche sobre o Cooper Líder Feminino

Clique aqui para ouvir entrevista com a gerente de Cooperativismo, Maria Emília Pereira Lima

 

Conteúdos Relacionados