COOPAVEL: Trigo pão é destaque em encontro técnico

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) participa do 2º Encontro Técnico de Inverno Coopavel, em Cascavel. Além de cultivares e linhagens promissoras dos cereais tradicionais de inverno, serão apresentadas plantas para adubação verde e espécies que a pesquisa está avaliando para a produção de biodiesel. Todas as alternativas se encaixam em esquemas de diversificação e rotação de culturas na região oeste do Paraná, de acordo com o pesquisador Rubens Siqueira, que coordena a participação do instituto no evento. O destaque é a variedade IPR 129, nova variedade de trigo pão com elevado potencial produtivo (mais de quatro toneladas por hectare), excelente qualidade industrial, porte baixo, ciclo precoce e suscetibilidade moderada ao alumínio no solo, acamamento, germinação na pré-colheita e às principais doenças da cultura. É moderadamente resistente à debulha natural. De ampla adaptação, a nova variedade pode ser cultivada no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Pesquisa - Além do novo material, o Iapar apresenta os resultados que vem obtendo em mais de 30 anos de pesquisa com trigo e outros cereais de inverno. O produtor poderá discutir com os pesquisadores todos os aspectos de condução da cultura, como adubação, controle de pragas, doenças e plantas daninhas, densidade de semeadura e qualidade do grão para indústria. Todas as variedades desenvolvidas pelo Instituto, melhoradas geneticamente para as condições de solo e clima da região, poderão ser conferidas em Cascavel. São seis cultivares de trigo e uma de triticale, que o visitante poderá avaliar em todos os detalhes. Uma das principais atrações da área destinada ao biodiesel é a variedade IPR 116, de nabo forrageiro, com potencial para produzir mais de uma tonelada por hectare e rendimento na extração de óleo que supera os 35%. As características e desempenho da canola, outra planta que pode ser destinada à produção de biocombustível, também poderão ser conferidas na unidade demonstrativa do Iapar.

No módulo destinado às plantas de cobertura será possível avaliar o desempenho de espécies como aveia, ervilhaca, ervilha forrageira, azevém, linhaça e tremoço, entre outras, tanto em cultivo solteiro como em associações. De acordo com Siqueira, as plantas de cobertura ajudam a controlar a erosão, pois reduzem o impacto das gotas de chuva e diminuem o escorrimento da água sobre o solo. Além disso, elas mantêm o terreno sombreado, o que, segundo o pesquisador, conserva a umidade, diminui a temperatura do solo, e, ainda, reduz a infestação de plantas daninhas.

Londrina - Na próxima terça-feira, dia 5, o Iapar realiza em Londrina, a partir das 8h30, dia de campo sobre culturas de inverno. Na programação, os últimos resultados de pesquisa em trigo, com discussões sobre tratamento de sementes, efeitos da adubação sobre a qualidade do grão na indústria, manejo de herbicidas e monitoramento de doenças. Também serão apresentadas as características das cultivares desenvolvidas pelo Iapar, com destaque para as variedades de trigo IPR 128 e IPR 129. (Folha de Londrina)

Conteúdos Relacionados