COOPAVEL I: Cooperativa comemora 40 anos de fundação

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Coopavel foi fundada em 15 de dezembro de 1970. A sua história começou como um sonho simples: organizar a cadeia agrícola regional para fortalecer a comercialização de grãos e facilitar a compra de insumos para o plantio das lavouras. Mas quando os 41 fundadores perceberam que o cooperativismo era o caminho mais acertado para a sustentabilidade da agricultura, começaram a sonhar mais alto. Acreditaram no sistema e em conjunto se fortaleceram.

Transformações - A Coopavel começou suas atividades num período em que a agricultura passava por uma série de transformações, saindo do ciclo da exploração da madeira e da erva-mate e ingressando na mecanização agrícola e no cultivo de grãos em escala comercial. E foi justamente por isso que surgiu a necessidade de uma organização entre os agricultores, para solucionar problemas como falta de insumos, de orientações técnicas e de apoio na comercialização.

História de sucesso - E foi assim, acreditando, que esses agricultores ganharam novos aliados e construíram uma história de sucesso, de crescimento partilhado e de consolidação industrial. Aquela marca que não ultrapassava as fronteiras de três ou quatro municípios é hoje conhecida internacionalmente e está presente em mais de 30 países, impressa nas embalagens dos produtos exportados.

Personalidade - Entre os aliados uma personalidade de valor imensurável. Dom Armando Círio, que mesmo antes de se mudar para Cascavel, reconheceu a importância do cooperativismo e apoiou a instituição das cooperativas do Oeste, entre elas a Coopavel, a qual teve oportunidade de acompanhar mais de perto pela sua localização no mesmo município. No último dia 04 de dezembro, em evento onde reuniu os funcionários das filiais, a Coopavel  homenageou Dom Armando Círio  logo após a missa alusiva ao aniversário e ao encerramento do ano, concelebrada pelo arcebispo de Cascavel Dom Mauro Aparecido dos Santos e pelo próprio Dom Armando Círio, arcebispo Benemérito.

Exemplo - Para o diretor presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, Dom Armando é um exemplo de religioso e empreendedor da igreja no oeste, onde participou dos grandes acontecimentos religiosos, políticos e econômicos. "Todos os grandes nomes da região aconselhavam-se com Dom Armando", afirma Dilvo ao lembrar que assim ele se transformou num importante pacificador das correntes políticas e incentivador das grandes obras da região. A homenagem estendeu-se aos sócios fundadores, que tiveram a ideia de criar a Coopavel, hoje com 4.242 empregos mais de três mil produtores em seu quadro social. (Imprensa Coopavel)

{gallery}noticias/2010/Dezembro/15/20101215152319/{/gallery}

Conteúdos Relacionados