COODETEC: Produtores de Guaíra alcançam resultados inéditos com trigo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O ano de 2010 está trazendo excelentes resultados para os produtores de trigo de todo o Paraná. Alguns agricultores afirmam que nunca haviam colhido tão bem como agora. Este é o caso do guairense João Francisco Sanches Filho, associado da Cooperativa Agroindustrial Integrada. "Planto trigo desde 1984 e nunca alcancei a marca desta safra. Foram 160 sacas por alqueire", informou.

Resultado - Sanches Filho conseguiu este resultado em 72 alqueires de sua propriedade. Neste espaço, ele semeou a cultivar CD 104 da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - Coodetec. "Não houve nenhum cuidado diferente. São seis anos que eu planto esta variedade e sempre tenho rendimento bom, mas neste ano o clima, aliado ao potencial da semente, também ajudou". O produtor, que também é engenheiro agrônomo, recomenda que os agricultores da região destinem pelo menos 50% da área para esta cultivar que, segundo ele, em condições adversas ou favoráveis, responde. Para a próxima safra, Sanches Filho já reservou 800 sacas da CD 104, 500 sacas de CD 116 e 150 sacas de CD 150. "Gosto das sementes Coodetec, porque se adaptam bem ao clima e ao solo de nossa região. Sabidamente são produtivas e, no comparativo com outras variedades, têm se mostrado melhor", destacou.

Arrependimento - O irmão do produtor de Guaíra, o engenheiro agrônomo José Ricardo Sanches, auxilia e também faz o cultivo de trigo na propriedade da família, porém decidiu não investir na última safra. "Hoje me arrependo, porque acompanhei a produção e vejo os resultados. Este foi o melhor ano, sem dúvidas. O clima colaborou e não tivemos problemas com doenças". Segundo Sanches, que acompanhou a produção do irmão, não houve adubação de cobertura, apenas de base. "Se no próximo ano o clima colaborar novamente e se aumentarmos a tecnologia, fazendo a adubação correta, teremos aumento de 15% na produtividade." Outro produtor de Guaíra, que também comemora os resultados de trigo nesta safra, é Luis Arnaldo Ambiel. Ele destinou 110 alqueires para o plantio da CD 104 e colheu 158,8 sacas por alqueire.

Recomendação - Na região de Guaíra, na área de atuação da Integrada, 2,3 mil hectares foram destinados ao plantio da CD 104. De acordo com o engenheiro agrônomo da cooperativa, Bruno Carlos Baldo, todos os produtores que optaram por esta variedade conseguiram bons resultados. "O motivo principal que alavanca a produção é o material de excelente qualidade, que expressa muito bem o potencial produtivo. Só não é todo produtor que pode plantar, porque essa cultivar necessita fertilidade de solo e tratamento fitossanitário", alertou Baldo.

Fácil adaptação - O agrônomo sempre recomenda as cultivares CD, "porque são de fácil adaptação para a região, grande potencial produtivo, além de serem diferenciadas conforme o nível tecnológico de cada agricultor." A recomendação das cultivares CD vai além da área técnica. "Os agricultores também defendem e indicam nossas variedades, mas só quando conhecem bem e principalmente, quando obtiveram ótimos resultados com o produto. A Coodetec investe em pesquisa e isso acaba sendo decisivo na adaptação de suas sementes às condições de cada região", explicou o representante técnico de vendas da Coodetec, Jandir Lang. (Imprensa Coodetec)

Conteúdos Relacionados