COODETEC: Novas tecnologias devem reduzir custos, mantendo a produtividade

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Durante o Show Rural Coopavel 2011, evento realizado de 07 a 11 de fevereiro, em Cascavel, a Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - Coodetec apresentou diversas novidades em milho e soja. Entre as tecnologias destacadas está a Intacta RR2 PROTM, que promete revolucionar as lavouras de soja de todo o Brasil. A novidade foi demonstrada pela Coodetec no estande da Monsanto, que está desenvolvendo a tecnologia.

Soluções - A Intacta RR2 PROTM reúne três soluções em um só produto: produtividade, proteção contra as principais pragas e tolerância ao glifosato. As sementes de soja CD, com essa tecnologia, devem ser lançadas no mercado na safra 2012/2013. Um dos responsáveis pela área de desenvolvimento de mercado da Coodetec, Leandro Melo, afirma que a Cooperativa está sempre preocupada em atender os pedidos e necessidades dos agricultores, por isso, está junto com a Monsanto no lançamento da nova tecnologia. "O sojicultor que optar pelas sementes CD com a tecnologia Intacta RR2 PROTM terá rentabilidade, maior produtividade e mais segurança. Além disso, estará causando menos prejuízos ao meio ambiente." A nova tecnologia dispensa a aplicação de inseticida para as principais lagartas da cultura da soja, por isso, ao reduzir o uso destes produtos químicos, ajuda a preservar os recursos naturais, ao mesmo tempo que melhora a qualidade de vida dos agricultores.

 

Milho Bt - A Coodetec também busca renovação do portfólio de milho e, para isso, investe em novas tecnologias e pesquisa. "Somente em 2010 foram aprovados sete novos híbridos para diferentes ambientes de safra e safrinha. Estes materiais já estarão disponíveis em volumes comerciais em 2011 e 2012, com tecnologia Bt." O objetivo da Coodetec é auxiliar o produtor, disponibilizando as melhores sementes. "As pesquisas continuam, para que, em um futuro próximo, tenhamos cultivares e híbridos que mantenham e até aumentem a produtividade, ao mesmo tempo que reduzem os custos na lavoura. Também estamos preocupados com o meio ambiente, por isso, a pesquisa busca, sobretudo, a preservação", explicou Carraro.

 

Sobre a Coodetec - A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - Coodetec é uma empresa que pertence a 185 mil agricultores filiados a 34 cooperativas no Brasil, que juntas somam um faturamento anual de R$ 25 bilhões. Os produtores, além de contar com um fluxo contínuo de produtos e tecnologias de ponta, têm a oportunidade de apontar suas demandas para definição das linhas de pesquisa.O aumento do potencial produtivo das cultivares de trigo e soja, e dos híbridos de milho da Coodetec, safra após safra, se deve aos trabalhos de pesquisa e melhoramento genético, desenvolvidos para cada região produtora do Brasil e Paraguai, de forma específica. A sede da Coodetec fica na cidade de Cascavel, no Oeste paranaense, onde funciona uma rede complexa de ensaios e um departamento de pesquisa estruturado, com modernos laboratórios de melhoramento genético, biotecnologia, fitopatologia, qualidade de sementes e solos. Outros Centros de Pesquisa da Coodetec estão localizados em Palotina/PR, Goioerê/PR, Rio Verde/GO e Primavera do Leste/MT. (Imprensa Coodetec)

Conteúdos Relacionados