COODETEC: Novas cultivares de soja e milho são lançadas na Expodireto

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Líder no desenvolvimento de novas cultivares de soja e trigo para o mercado brasileiro, a Coodetec - Cooperativa Central de Pesquisa Agropecuária - marca forte presença na Expodireto Cotrijal 2008, um dos grandes eventos de tecnologia agropecuária, que acontecerá em Não-Me-Toque (RS), de 10 a 14 de março. Segundo o agrônomo André Bresolin, supervisor regional da cooperativa, o estande, de 1.250 metros quadrados, vai reunir lançamentos e variedades comerciais de soja e milho para as condições de clima e solo do Rio Grande do Sul.

Atrações em milho - Entre as atrações que a Coodetec apresentará para a cultura de milho, André Bresolin destaca o híbrido CD 308 para grãos e ótima indicação para silagem além dos híbridos em lançamento, CD 319 e 384. A CD 319, que acaba de ser lançado, destina-se a lavouras de médio investimento. Tem ótima sanidade de grãos e folha, excelente adaptação e estabilidade e ótima produtividade no segmento. Seu grão apresenta peso superior aos demais híbridos da categoria. Já o híbrido CD 384 tem excelente sanidade foliar e de colmo, aliada a ótima estabilidade na produção de grãos, devido à ótima característica de enraizamento  É indicado para níveis de tecnologia média/alta. Tem ciclo precoce e grão semi-duro, alaranjado.

Inovações em soja - Na área de soja, os destaques que a Coodetec estará apresentando aos produtores do Rio Grande do Sul, ficam por conta das variedades CD 225 RR e CD 226 RR, cujo plantio foi inaugurado na atual safra. Além da CD 231, em lançamento. A cultivar CD 225 RR tem como ponto alto a precocidade, excelente rendimento de grãos e boa tolerância ao nematóide de galha, ou Meloidogyne javanica. A CD 226RR também é precoce, oferece excelente rendimento de grãos e apresenta boa tolerância aos dois nematóides de galha, o Meloidogyne javanica e o Meloidogyne incognita.

Destaques - A cultivar CD 231, em lançamento no RS, tem como destaques o excelente rendimento de grãos, tolerância ao Meloidogyne incognita e ainda muito boa tolerância ao acamamento. Estas três cultivares são de ampla adaptação, sendo também recomendadas para os estados de Santa Catarina, Paraná, região sul de Mato Grosso do Sul e São Paulo. Além destas cultivares de soja estarão também em exposição dois materiais experimentais RR de ciclo precoce.

Presença nacional - A Coodetec tem sede em Cascavel (PR), onde mantém escritório central, cuja estrutura inclui Centro de treinamento, laboratórios genéticos de soja, trigo, milho e algodão, laboratório de análises de solos, laboratórios de biotecnologia e de fitopatologia, laboratório de análise de sementes, câmaras secas, casas de vegetação, entre outras. Outros Centros de Pesquisa estão localizados em Palotina (PR), Rio Verde (GO) e Primavera do Leste (MT).  Através das Cooperativas, dos parceiros multiplicadores e de sua equipe técnica de campo, a Coodetec implanta a cada safra, ampla rede de campos e lavouras demonstrativas em todas as regiões produtoras do País. Elas reforçam os testes e avaliações oficiais e permitem ao agricultor conferir o desempenho das diferentes cultivares e híbridos de milho nas condições de clima e solo de cada região.

Em Minas Gerais - A Coodetec acaba de ativar moderna Unidade de Produção de Sementes de Milho Híbrido em Paracatu (MG). A nova planta tem função estratégica no processo de expansão da cooperativa, junto ao competitivo mercado brasileiro de híbridos de milho. As condições climáticas e os recursos hídricos disponíveis em Paracatu aliadas à tecnologia de processamento de sementes de última geração, oferecem condições ideais à produção dos híbridos CD. Armazéns e obras de infra-estrutura ocupam área construída de 17.006 metros quadrados. A planta tem capacidade final para processamento de um milhão de sacas de semente ao ano. (Imprensa Coodetec)

Conteúdos Relacionados