COODETEC: Jovens da Cooperalfa conhecem origem da tecnologia utilizada no campo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Um grupo de 30 alunos do Fojolico - Programa de Formação de Jovens Lideranças Cooperativistas, ligado à Cooperalfa, de Santa Catarina, esteve na Coodetec nesta terça-feira (23/10). Eles puderam conhecer um pouco da história da cooperativa e também a estrutura dos laboratórios que integram a sede da empresa, em Cascavel, no oeste paranaense.

Ligação - Logo que chegaram, os visitantes foram recepcionados pelo presidente executivo da Coodetec, Ivo Carraro, que apresentou a instituição e falou sobre a ligação entre as duas cooperativas, Alfa e Coodetec. “A Cooperalfa é uma das proprietárias da Coodetec e o pai desses jovens tem poder de decisão nas nossas linhas de pesquisa. Podem apontar o que desejam em uma semente, quais as características mais interessantes para a lavoura daquela região”, explicou. Segundo Carraro, a Coodetec é uma alternativa para o produtor, porém, tem características diferentes de outras empresas. “O produtor tem a liberdade de escolha. Nós trabalhamos continuamente para ser ainda mais competitivos e oferecer boas sementes para o sucesso do agricultor.”

Importância - Para o comunicador social da Cooperalfa, Genuir Parizotto, a Coodetec tem grande importância para os agricultores de Santa Catarina. “Percebemos um crescimento muito grande e, hoje, os produtos Coodetec estão entre os mais solicitados pelos agricultores. Há alguns anos, isso não ocorria. A Coodetec tem tecnologia em sementes e vem crescendo cada vez mais, resultado do trabalho sério e comprometido que desenvolve”, argumentou. Ele comentou ainda que os agricultores precisam investir em sementes certificadas e orientação agronômica. “Só assim terão uma lavoura sadia e contribuirão para o desenvolvimento de novas pesquisas.”

Laboratórios - Depois da apresentação no Centro de Treinamento da Coodetec, os jovens do Fojolico conheceram os laboratórios de biotecnologia, análise de solos, centro de controle de qualidade de sementes, fitopatologia e programas de melhoramento (soja, milho e trigo). “Foi uma experiência que vou guardar para o resto da minha vida. Creio que para os meus colegas também. Não tinha ideia de como era o processo de melhoramento, os laboratórios, a biotecnologia. Hoje aprendemos mais do que em vários dias em sala de aula. Saio daqui ainda mais orgulhoso de fazer parte de uma Cooperativa Central tão promissora, que acima de tudo, está comprometida e tem muito respeito pelo agricultor”, disse o líder da turma, Willian Trentin, que trabalha com os pais na agricultura, na cidade de São José do Cedro/SC. (Imprensa Coodetec)

{gallery}noticias/2012/outubro/24/coodetec/{/gallery}

Conteúdos Relacionados