COODETEC II: Sementes de soja CD são destaque em várias regiões

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Os sojicultores de todo o Brasil, que optaram por sementes da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - Coodetec, estão satisfeitos com os resultados alcançados. De Norte a Sul, onde já houve colheita, o que se vê são produtores de soja comemorando o rendimento e já com milho em pleno desenvolvimento na lavoura.

Sul - Em Santa Helena, Oeste do Paraná, o agricultor Sérgio Cattani agora cuida da plantação de milho. Ele optou pela cultivar superprecoce CD 250RR-STS, já colheu e vendeu toda produção. Foram 135 sacas por alqueire, marca considerada alta pela quantidade de chuva no período de desenvolvimento da planta. "Plantei no dia 30 de setembro e colhi no fim de janeiro. Durante este tempo, em apenas dois dias houve ocorrência de chuva. Estou muito feliz com a produtividade e já reservei sementes para a próxima safra. Em time que está ganhando, não se mexe", destacou.

 

Características - Entre as características da soja CD 250RR-STS, estão as desejadas por grande parte dos sojicultores: crescimento indeterminado, bom engalhamento, ciclo médio de 110 dias e vagens de até cinco grãos. Além de Sérgio Cattani, o produtor Eloi Schiochet, de Guaíra, também no Oeste paranaense, encontrou vagens de 4 e 5 grãos em sua lavoura. "Tivemos 19 dias seguidos de sol e, mesmo assim, a produção foi boa. No início, plantei pela promessa de eliminação da buva. A promessa se confirmou. Não tive problemas com essa planta daninha e ainda consegui ótimo resultado de produtividade." Schiochet alcançou 142 sacas de soja por alqueire.

 

Cerrado - Outra semente da Coodetec que tem chamado a atenção dos sojicultores é a CD 237RR. Em Querência, região Nordeste do Mato Grosso, Claudino Signorini é só sorrisos. Lavoura de encher os olhos e, depois da colheita, boa produtividade. Signorini dividiu sua propriedade entre cinco variedades de soja e, entre as sementes escolhidas, estava a CD 237RR, que rendeu mais de 142 sacas por alqueire. "Gostei muito do resultado e recomendo essa cultivar, pela boa sanidade e ciclo de 105 dias. Resultado rápido, com menos gastos. O clima também ajudou muito nessa safra e, com a precocidade da CD 237RR, nos saímos muito bem."

 

Resistência a nematóides - O produtor de soja, Sinar Costa Beber, de Nova Mutum, Norte mato-grossense, planta sementes CD há quatro anos. Antes, ele cultivava a variedade CD 217. "Sempre busquei as cultivares da Coodetec pela resistência oferecida a nematóides. Agora, acertei em cheio com a CD 237RR. A produção ultrapassou 157 sacas por alqueire e vou dobrar a área de plantio na próxima safra", detalhou Beber. O sojicultor de Nova Mutum destinou 110 hectares para a variedade CD na última safra. "Eu recomendo a CD 237RR, pois, além da resistência a nematoides, é precoce. Mas é muito importante o acompanhamento técnico para que a lavoura responda com alta produtividade."

Investimento - A Coodetec está em constante atualização. O portfólio de produtos muda todos os anos, com a entrada de novas cultivares e híbridos. Somente em 2011, foram três lançamentos em trigo, quatro de milho e oito de soja. "A pesquisa Coodetec trabalha arduamente na busca de novidades, com cultivares que atendam às necessidades dos agricultores, nos mais variados momentos. Em um futuro próximo, queremos disponibilizar uma semente capaz de resistir aos efeitos da falta de água, mantendo produtividade alta e resistindo também as principais pragas e plantas daninhas da lavoura", explicou o diretor executivo da Coodetec, Ivo Carraro. (Imprensa Coodetec)

{gallery}noticias/2011/Fevereiro/21/2011221143627/{/gallery}

Conteúdos Relacionados