CONGRESSO: ABAM, SBM e Câmara Setorial promovem reuniões no Congresso da Mandioca

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Três entidades nacionais, representativas da cadeia produtiva da mandioca, promovem encontros durante o XII Congresso Brasileiro de Mandioca, que acontecerá entre os dias 23 e 26 deste mês, no Município de Paranavaí/PR.: a ABAM (Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca); a SBM (Sociedade Brasileira de Mandioca); e, a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Mandioca e Derivados. Os encontros das três entidades serão realizados nos auditórios do Teatro Municipal Dr.Altino Afonso Costa, da OAB (Subseção de Paranavaí) e do Sindicato Rural de Paranavaí.

Conjuntura atual em discussão - A primeira reunião será da Câmara Setorial, às 18h e 30min do dia 24, no auditório da OAB. Estão programados dois assuntos: "Conjuntura Atual da Mandioca e Derivados", que será apresentada pelo Presidente da ABAM, Ivo Pierin Júnior: e, "Proposta e Investimento em Pesquisa do APL da Mandioca", que será abordado pelo Consultor do Sebrae/Maringá, Joversi Rezende. "Esta reunião seria realizada dia 17 deste mês, em Brasília. Porém, decidimos transferir para Paranavaí para prestigiar o Congresso e aproveitar a presença de vários integrantes da Câmara Setorial, que estarão em Paranavaí para participar do evento", diz o Presidente da entidade, João Eduardo Pasquini.

Assembléia - Na noite desse mesmo dia, das 20 às 21h, acontece a assembléia geral da SBM, no Teatro Municipal Dr.Altino Afonso Costa, na qual será escolhida a cidade-sede do próximo Congresso, a ser realizado daqui dois anos; se elegerá o presidente do próximo Congresso; e, se elegerá o presidente da SBM para o biênio 2007/2009. "Durante este Congresso a presidência será repassada ao próximo presidente, que ficará responsável pela condução da entidade e realização do Congresso Brasileiro de 2009", observa o presidente atual do evento, Marcos Franco.

Indústrias - A reunião mensal dos associados da ABAM também foi agendada para o período do Congresso Brasileiro, visando atrair para Paranavaí industriais do setor, vinculados a indústrias localizadas em diversos Estados do País como Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além de outras cidades paranaenses. O encontro acontece dia 25, às 14h, no auditório do Sindicato Rural de Paranavaí. Entre os assuntos a serem abordados estão: Perspectiva de Consumo de Amido/Fécula de Mandioca no período 2008/2009; Levantamento de Volume de Utilização de Amido/Fécula de Mandioca por Setor; Custos de Produção; Área Plantada (2007/2008), entre outros.

Desenvolvimento da mandiocultura - Durante os quatro dias do Congresso Brasileiro, Paranavaí será transformada em centro de um amplo debate nacional voltado ao desenvolvimento da mandiocultura e do agronegócio da mandioca. Para o Presidente da ABAM, "Esta é uma oportunidade única de ver reunidos integrantes da cadeia produtiva da mandioca com membros do setor público, de órgãos de pesquisa, técnicos, agentes de comercialização, formuladores de políticas para o agronegócio, comunidade acadêmica, que estarão com as atenções totalmente voltadas a estratégias voltadas ao desenvolvimento do setor".

Promoção - O Congresso é promovido pela Prefeitura Municipal de Paranavaí, em conjunto com a SBM, o Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), e Cetem (Centro Tecnológico da Mandioca), e conta com apoio da ABAM. A organização está sob responsabilidade da empresa CR Eventos, de Maringá. (Imprensa Congresso)

Conteúdos Relacionados